Home / Conceitos Segurança Privada / Vulnerabilidade na Segurança Patrimonial – Vigilância Patrimonial

Vulnerabilidade na Segurança Patrimonial – Vigilância Patrimonial

Vulnerabilidade na Segurança Patrimonial - Identificação e Avaliação de RiscosO que é Vulnerabilidade na Segurança Patrimonial ?

Vulnerabilidade na Segurança Patrimonial é qualquer deficiência  ou fraqueza capaz de ser explorada por um adversário, que tem como objetivo atingir os ativos protegidos de uma organização.

A vulnerabilidade na segurança patrimonial, também pode ser chamada de falha ou fraqueza no sistema de segurança da organização.

A Vulnerabilidade é a característica de quem ou do que é vulnerável, ou seja, frágil, delicado e fraco.

A Vulnerabilidade na Segurança Patrimonial é uma particularidade que indica um estado de fraqueza, que pode se referir tanto a segurança física como ao comportamento das pessoas, situações, ideias e etc.

Vulnerabilidades são os pontos fracos existentes na segurança patrimonial da organização, que quando explorados por ameaças, afetam a segurança e integridade dos ativos protegidos.

Relação Entre Vulnerabilidade e Risco

A vulnerabilidade tem uma relação direta com o risco, uma vez que, contribui diretamente para sua existência e agravamento.

O risco para segurança patrimonial é resultado da probabilidade de uma ameça explorar uma vulnerabilidade de segurança existente, vir a ocorrer e causar danos ou perdas para uma organização.

Quando uma vulnerabilidade de segurança é explorada, vindo a comprometer de fato a segurança patrimonial da organização, podemos dizer que ocorreu um incidente de segurança.

A correção dos  pontos vulneráveis da segurança patrimonial de  uma organização, não acabará com o risco, mas reduzirá em muito a sua possibilidade de ocorrer.

Tipos de  Vulnerabilidades na Segurança Patrimonial

1 – Vulnerabilidade de Planejamento

Essas vulnerabilidades tem origem na ausência ou falhas de planejamento da segurança patrimonial da organização.

Em algumas organizações, não existem planos de segurança patrimonial, as medidas  de segurança são adotadas aleatoriamente  com base em hipótese, achismo ou para atender a uma necessidade emergencial de dar resposta a um incidente de segurança ocorrido.

A falta ou falha no planejamento, mutas  das vezes,  leva a adoção de medidas de segurança impróprias  ou insuficientes a necessidades de segurança da organização, dando origem as vulnerabilidades.

2 – Vulnerabilidade Estrutural

A vulnerabilidade estrutural refere-se a deficiência e erros na organização da segurança patrimonial da empresa.

O bom funcionamento da segurança patrimonial esta associada a alocação das pessoas, dos recursos materiais, dos recursos tecnológicos  e dos recursos administrativos de maneira lógica, racional, sistêmica e eficiente.

Falhas na organização da segurança oriundas de erros  de planejamento ou insuficiência de recursos financeiros podem acarretar vulnerabilidades para a segurança da organização.

Exemplos:

  • Recursos humanos inadequados ou insuficientes para necessidade de segurança da organização;
  • Deficiência ou falta de equipe especializadas para necessidade de segurança da organização;
  • Deficiência em equipamentos, recursos materiais e tecnológicos;
  • Ausência ou falhas nas políticas, normas e procedimentos de segurança;
  • Falta de autoridade para segurança no exercício de suas atribuições;
  • Dúvidas sobre responsabilidades do setor de segurança e demais departamentos da organização, em relação a segurança da organização;
  • Etc

3 – Vulnerabilidade de Segurança Física

A vulnerabilidade  de segurança física refece-se a deficiência ou ausência de meios de segurança física de instalações, como por exemplo:

  • Portarias inadequadas (erros de projeto, tamanho insuficiente, construção frágil, falta de recursos materiais e tecnológicos e etc);
  • Sistema de Controle de Acesso falho ou ultrapassado;
  • Cercas de alambrado (barreiras físicas) danificadas ou mal conservadas;
  • Ausência ou deficiência de recurso de segurança eletrônica (alarmes, CFTV e  etc);
  • Perimétrio de segurança física mal conservado (vegetação alta, falta ou deficiência de iluminação, acumulo de sucatas ou lixo);
  • Etc.

4 – Vulnerabilidade nos Recursos Humanos

Refece-se a vulnerabilidades oriundas do comportamento dos seres humanos, que envolvem o pessoal da segurança, dos  departamentos da organização, dos prestadores de serviço e vistantes.

Exemplos:

  • Vigilantes despreparados, mal equipados,  mal renumerados e desmotivados;
  • Processos de recrutamento e seleção deficientes;
  • Falta de uma policita de gestão de recursos humanos adequado;
  • Insatisfação de colaboradores;
  • Ausência de programas de integração e treinamento sobre segurança;
  • Desconhecimento das politicas, nomas e procedimentos de segurança;
  • Etc.

Identificação de Vulnerabilidades na Segurança Patrimonial

Identificar e tratar as vulnerabilidade existente no ambiente organizacional  é um dos primeiros passos para garantir uma melhora na segurança da organização.

Com a identificação das vulnerabilidades, os riscos poderão ser dimensionados, facilitando assim, a definição de uma medida de tratamento mais adequada.

Para a identificação das vulnerabilidades, faz-se necessária uma inspeção e uma auditoria de segurança, afim de identificar deficiências  ou fraquezas capazes de serem exploradas por um adversário em seu intuito de bular a segurança patrimonial da organização.

 

Contribua com o artigo deixando seu comentário logo abaixo, ele é muito importante para o “Nosso Blog”!

Curta e compartilhe as publicações com seus colegas pelas redes sociais, assim estará colaborando para o fortalecimento e reconhecimento da importância da área de segurança.

Navegue em “Nosso Blog” e descubra outros artigos interessantes e úteis para o seu aprimoramento.

Obrigado pela visita e sucesso na sua carreira profissional!

José Sérgio Marcondes – Autor Artigo

Sobre José Sérgio Marcondes

Especialista em Segurança Privada – CES
Consultor em Segurança Privada

Deixe um comentário...

Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.