Home / Atividades Segurança Privada / Segurança Pessoal: Conceito, Objetivo, Riscos e Tipos de Medidas

Segurança Pessoal: Conceito, Objetivo, Riscos e Tipos de Medidas

Segurança Pessoal: ConceitoConceito Segurança Pessoal

Podemos conceituar  segurança pessoal como sendo qualquer atitude, comportamento ou ação que tenha como objetivo a preservação da integridade física e moral das pessoas.

O objetivo da segurança pessoal é salvaguardar a pessoa contra riscos que possam causar danos a sua integridade física e moral.

Riscos a Segurança Pessoal

Os riscos mais comuns aos quais as pessoas estão sujeitos são:

  • furto;
  • roubo/ assalto;
  • sequestros;
  • espionagem;
  • chantagem;
  • sabotagem
  • desmoralização;
  • acidentes;
  • agressões físicas e morais.

Danos e Perdas

Os danos e perdas consequentes da concretização de risco na segurança pessoal podem ser divididos em três categorias: humana, moral e material.

Os danos e perdas humanas

Ocorrem quando o resultado da concretização do risco gera lesão física a vítima.

Podem ser causados por acidentes, brigas, confrontos, atentados.

As perdas poderão ser parciais, causadas por  lesões e ferimentos físicos ou totais em decorrência de morte.

Os danos e perdas de ordem moral

Ocorrem quando os bens intangíveis são afetados e prejudicados, são considerados bens intangíveis a moral ou imagem da pessoa e/ou organização a qual esta ligada.

Os danos e perdas materiais

Ocorrem quando há perda de bens patrimoniais ou em espécie (dinheiro).

Tipos de Medidas  de Segurança Pessoal

De acordo com a ocupação e status  da pessoa na sociedade, ela poderá estar exposta a diversos tipos de riscos pessoais, os quais demandaram medidas especificas de prevenção e segurança.

As medidas de prevenção e segurança podem ser classificadas conforme sua natureza e características de execução.

1 – Dicas de Segurança Pessoal

As dicas de segurança pessoal são orientações sobre atitudes e comportamentos preventivos que a pessoa deve seguir para reduzir riscos potenciais a sua segurança.

Todos nós, em algum momento, precisamos adotar atitudes e comportamentos preventivos a fim evitar exposição desnecessária a riscos que comprometam a nossa segurança pessoal.

Exemplo de dicas e medidas de segurança pessoal:

  • Não frequentar locais de risco;
  • Evitar a rotina em relação ao  percurso e horários de saída e chegada na residencia;
  • Atenção ao parar em semáforos a noite;
  • Treinamento sobre defesa pessoal (princípios das arte marciais voltados para defesa pessoal).

2- Atividade de Segurança Pessoal Privada

Algumas pessoas devido a sua posição social ou financeira requerem, além da adoção de dicas pessoais de segurança, a adoção de segurança pessoal privada,  a  ser realizada por empresas  que atuam no seguimento da Segurança Privada.

A atividade de segurança pessoal privada, se caracteriza pelo emprego de vigilantes qualificados e credenciados para a atividade de segurança pessoal privada, com a finalidade de garantir a incolumidade física de pessoas.

Tal atividade somente deverá ser executada por empresa especializada  em segurança pessoal, com vigilantes credenciados junto a Polícia Federal, conforme regulamenta a  Portaria nº 3.233/2012-DG/DPF.

De acordo com a sua natureza a segurança pessoal privada poderá ser dividida em:

  • Atividade de Segurança Pessoal de Celebridades

Celebridade pode ser definida como uma pessoa amplamente reconhecida pela sociedade.

Devido a sua fama, as celebridades estão sujeitas a diversos tipos de riscos, motivo pelo qual requerem medidas especiais de segurança.

A segurança de celebridades visa a proteção de celebridades ou seja de artistas, cantores, e outras pessoas, que em função da sua ocupação ou condição social são famosas.

  • Atividade de Segurança de Pessoal de Executivos

Algumas pessoas em função do negócio que desenvolvem ou do cargo que ocupam numa empresa requerem medidas especiais de segurança.

A atividade de segurança pessoal de executivos visa a proteção de empresários e executivos que devido a sua função ou condição econômica requerem medidas especiais de segurança.

Em alguns casos a segurança do executivo é importante não só para ele, más também, para a organização a qual ele pertence ou esta ligado.

2- Atividade de Segurança Pessoal de Autoridades

Podemos considerar como autoridades para esse fim, as pessoas que ocupam cargos relevantes em instituições e órgãos governamentais como: Chefes de Estado, Ministros, Governadores e etc.

Essas pessoas, devido a sua ocupação, requerem medidas especiais de segurança, pois qualquer ocorrência que as envolvam acabam refletindo na organização ou nação a qual representam.

A segurança de autoridade normalmente são executadas por agentes de segurança pública (Forças Armadas, Policia Federal e Polícias Militares).

Devemos ter em mente que: A segurança é um direito de todos e responsabilidade de cada um de nós.

 

Contribua com o artigo deixando seu comentário logo abaixo, ele é muito importante para o “Nosso Blog”!

Curta e compartilhe as publicações com seus colegas pelas redes sociais, assim estará colaborando para o fortalecimento e reconhecimento da importância da área de segurança.

Navegue em “Nosso Blog” e descubra outros artigos interessantes e úteis para o seu aprimoramento.

Obrigado pela visita e sucesso na sua carreira profissional!

José Sérgio Marcondes – Autor Artigo

Sobre José Sérgio Marcondes

Especialista em Segurança Privada – CES
Consultor em Segurança Privada

2 Comentários

  1. PERFEITO… Sua visão se assemelha aos cursos estrangeiros que cada dia mais se preocupam em demonstrar a importância da segurança privada principalmente nos cursos de qualificação profissional, já que somos a linha de defesa que obstrue a ação danosa em seus mais variados tipos. No Brasil alguns desses cursos já fecham parcerias inclusive. Agora devemos somente nos estender na legislação que ainda dificulta a execução das tarefas da profissão. Tanto a portaria acima mencionada como o estatuto da segurança que tramita na câmara tem pontos que devem ser atualizados devido a realidade, principalmente dos grandes centros urbanos. Uma sugestão somente, no assunto referente as medidas a serem tomadas poderia ser citado também a defesa pessoal na forma das artes marciais, apesar de não serem todos que consigam mas é uma alternativa que torna capaz de se defender ante ao dano, e um profissional tem que ter uma básica idéia também. Parabéns.

    • José Sérgio Marcondes

      Olá Carlos Seraphim!

      Obrigado pelo seu comentário.

      Concordo com você, a legislação que aborda o assunto deve ser melhorada a fim de proporcionar melhores condições de ação para os agentes da segurança pessoal.
      Sua sugestão também sobre a “defesa pessoal na forma de arte marciais” é pertinente e importante como medida de segurança e será incluída no artigo.

      Forte abraço e sucesso na sua carreira profissional!

Deixe um comentário...

Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.