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Política, Norma e Procedimento: O que é? Conceitos e Diferenças

Política, Norma e Procedimento: O que é? Conceitos e DiferençasPolítica, Norma e Procedimento: O que são?

A política, norma e procedimento são muito comuns nas organizações, porém seus significados e aplicações acabam por gerarem dúvidas para algumas pessoas, dificultando seu entendimento.

Para o bom funcionamento de uma organização é fundamental que ela possua políticas, nomas e procedimentos afim de balizar e orientar as ações de seus colaboradores em direção a seus objetivos e metas.

Tão importante quanto a existência de política, norma e procedimento numa organização, é a compreensão do significado e importância deles pelos colaboradores.

O que é Política?

A ISO 9000:2015,  define política como sendo  intenções e direção de uma organização expressos formalmente pela alta direção.

A política também pode ser compreendida como sendo um documento que estabelece as diretrizes que se aplica numa organização que ajudam a direcioná-la para seus objetivos.

Diretrizes são orientações que definem e regulam um caminho a seguir para se estabelecer um plano, uma ação etc.

A política norteia as ações da organização e servem como referencia para os estabelecimento de normas e procedimentos.

Estabelecer uma política para organização ajuda a esclarecer e padronizar a postura dos colaboradores referente a determinados temas como: Qualidade, Segurança do Trabalho, Meio Ambiente etc.

A política esta diretamente ligada a cultura organizacional e deve ser coerente com a missão, visão e valores da organização.

Uma organização que tem sua políticas bem definidas e documentadas tem mais facilidades para elaborar suas normas e  procedimentos com mais facilidade e eficiência.

Exemplos de Políticas Organizacionais:

  • Política da Qualidade;
  • Política de Segurança e Saúde Ocupacional;
  • Política de Segurança da Informação;
  • Política de Segurança Patrimonial.

 O que é Normas?

Normas são regras que devem ser respeitadas e que permitem ajustar determinadas condutas ou atividades.

No âmbito do direito, uma norma é um preceito jurídico.

A normalização pode ser considerada um processo de formulação e aplicação de regras para a solução ou prevenção de problemas.

As norma são um documento estabelecido por consenso e aprovado por pessoa(s), departamentos ou órgãos com autoridade reconhecida.

As normas asseguram as características desejáveis de produtos, serviços e comportamentos,  visando a qualidade, segurança, confiabilidade e eficiência.

Regra é aquilo que regula procedimentos ou atos.

Exemplos de Regras Organizacionais:

  • Velocidade máxima permitida no interior da organização é de 30mk/h;
  • No interior da organização é  obrigatório a utilização de crachá de identificação na altura do tórax;
  • Proibido o aceso e  consumo de bebida alcoólicas no interior da organização;
  • Todo visitante para adentrar as instalações da organização deve ser identificado na portaria  e ser acompanhado ,em tempo integral, por um colaborador da organização.

O que é Procedimento?

A definição da palavra procedimento, de acordo com o dicionário, é: maneira de agir, método para executar algo.

De acordo com a ISO 9000:2015 procedimento é uma forma específica de executar uma atividade ou processo, que pode ser documentada ou não.

É através do procedimento que se determinará o método que colocará o processo organizacional em prática, ou seja, determinar as etapas da execução.

O procedimento define em que momento cada pessoa deve realizar cada atividade para que haja a entrega do produto ou serviço de acordo com o esperado.

Procedimento Trata-se do conjunto sequencial de ações, que permitem realizar um trabalho de forma correta e atingir uma meta.

Procedimento é uma descrição detalhada de todas as operações necessárias para a realização de uma tarefa.

É um documento organizacional que traduz o planejamento do trabalho a ser executado.

O objetivo básico do procedimento:

Garantir, mediante uma padronização, os resultados esperados por cada tarefa executada, ou seja, é um roteiro padronizado para realizar uma atividade de forma a evitar desvios de conduta e qualidade.

Relação entre política, norma e procedimento

Política, nomas e procedimento estão diretamente ligados.

A política descreve a visão e as diretrizes a serem seguidas para o atingimento de um  objetivo estabelecido pela organização.

A norma estabelece as regras a serem cumpridas para se atingir o objetivo proposto pela organização.

O procedimentos descrevem a forma de se executar as atividades necessárias para se atingir o objetivo proposto pela organização.

 

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José Sérgio Marcondes – Autor Artigo

Sobre José Sérgio Marcondes

Especialista em Segurança Privada – CES
Consultor em Segurança Privada

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