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Organização da Segurança Patrimonial – Organograma e Atividades

Organização da Segurança Patrimonial - Organograma, Estrutura e AtividadesOrganização da Segurança Patrimonial

A organização da segurança patrimonial é uma função administrativa que complementa a função de planejamento da segurança, tendo em vista que para atingir os objetivos da segurança patrimonial, as organizações devem preparar uma estrutura interna de segurança adequada.

A organização da segurança patrimonial permite que ela torne se eficiente no desempenho das tarefas necessárias para o cumprimento da sua missão.

A estruturação da segurança patrimonial deve estar baseada nos princípios da divisão do trabalho, da especialização, da hierarquia, autoridade e da responsabilidade.

É a estrutura organizacional da segurança patrimonial que possibilita a transformação de um modelo teórico, traçado no planejamento, para algo prático que possibilite o alcance dos objetivos.

No processo organizacional da segurança patrimonial as pessoas, os recursos materiais, tecnológicos  e administrativos, precisam ser alocados e arranjados de acordo com as suas funções, de uma maneira lógica, racional e sistêmica.

Objetivos da Organização da Segurança Patrimonial

A organização da segurança patrimonial serve para:

  • agrupar e estruturar todos os recursos disponíveis para execução das atividades da segurança;
  • agrupar as pessoas para que estas trabalhem melhor e em equipe;
  • permitir o alcance dos objetivos almejados da melhor forma possível.

Estrutura da Segurança Patrimonial

A organização da segurança patrimonial é modelada de acordo com a cultura organizacional e a necessidade de segurança de cada estabelecimento empresarial.

No processo de organização da segurança patrimonial, é necessária a delegação de autoridade, pois uma pessoa não consegue supervisionar e realizar todas as atividades necessárias para o alcance dos objetivos da segurança.

A escolha da estrutura organizacional adequada pode representar o sucesso ou o fracasso das ações pretendidas para segurança patrimonial.

O agrupamento das atividades envolve a reunião de pessoas e recursos materiais e tecnológicos.

Para desempenhar a função de organização, o gestor da segurança  deve:

• Listar o trabalho que precisa ser realizado;
• Dividir o trabalho em tarefas que possam ser realizadas de modo lógico e eficiente, por indivíduos ou grupos;
• Efetuar a departamentalização, ou seja, agrupar as tarefas segundo um critério determinado e criar mecanismos de integração.

Organização e Atividades da Segurança Patrimonial

Normalmente a estrutura da organizações é descrita em forma de organograma.

Como o próprio nome indica, organograma é o gráfico que representa a organização formal de uma empresa, ou seja, a sua estrutura organizacional.

O organograma é uma espécie de diagrama usado para representar as relações hierárquicas dentro de uma organização, ou simplesmente a distribuição dos setores, unidades funcionais e cargos e a comunicação entre eles.

A seguir, como exemplo, vou fazer uma descrição básica da organização de uma gerência de segurança patrimonial, que salvo alguma adaptações,  pode ser aplicada em vários tipos de organizações.

Organograma da Segurança Patrimonial

1 – Gerencia de Segurança Patrimonial

A Gerência de Segurança Patrimonial é o departamento responsável pelo planejamento, administração e execução das atividades  de segurança patrimonial na organização.

A Gerência de Segurança Patrimonial é composta pelo:

  • Apoio Administrativa;
  • Supervisão de Inteligência;
  • Supervisão de Controle de Acesso.

2. Apoio Administrativo

Fornecer o suporte administrativo necessário para o bom funcionamento das atividades da gerencia de segurança patrimonial e suas supervisões.

Competências:

  1. Administrar documentação da segurança patrimonial;
  2. Administrar escala de serviço das equipes;
  3. Controlar e apontar horas de trabalhos das equipes;
  4. Administrar escalas de férias;
  5. Administrar validade reciclagem obrigatória dos vigilantes;
  6. Administrar revalidações do alvará anual de funcionamento da segurança junto a Policia Federal;
  7. Dar apoio logístico (uniformes, equipamentos, transporte, alimentação);
  8.  E demais necessidades administrativas.

3. Supervisão de Inteligência

Setor corresponsável pelas atividades de Inteligência /Contra Inteligência e  de Investigações Internas.

3.1 Atividade de Inteligência

Desenvolver atividades que tenham o objetivo de obter, analisar e disponibilizar informações sobre fatos e situações de imediata ou potencial influência sobre a segurança patrimonial da organização.

Competências
  1. Desenvolver ações para obter, analisar e disseminar informações que interfiram de forma positiva ou negativa na segurança patrimonial da organização;
  2. Interagir com Órgãos de Inteligência das Forças Armadas, Forças Policiais, Agência Brasileira de Inteligência e empresas parceiras,  com intuito de gerar conhecimento para ações preventivas e de rotina;
  3. Acompanhar o cenário nacional e internacional no tocante a ações terroristas, de fraudes, sequestros e criminalidade no geral, com intuito de propor ações preventivas e fornecer subsídios para planos de ações;
  4. Realizar investigação social de candidatos e prestadores de serviço que desejem ou necessitem exercer atividades no interior da organização.

3.2 Atividades de Contra-Inteligência

Desenvolver atividades que visem opor barreiras a ações que possam comprometer a segurança patrimonial da organização.

Prevenir e colaborar para a neutralização de grupos ou indivíduos que atuam em benefício de objetivos adversos aos interesses da empresa.

Competências:
  1. Realizar levantamento e análise de riscos;
  2. Pesquisar e desenvolver sistemas e processos que visem a proteção da informação empresarial sensível;
  3. Desenvolver e executar campanhas educativas de proteção a informação empresarial sensível;
  4. Desenvolver plano gerenciamento de crises;
  5. Trabalhar em conjunto com a Tecnologia da Informação para desenvolvimentos de programas de segurança da informação;
  6. Executar varreduras em ambientes com objetivo de detectar aparelhos de espionagem;
  7. Investigar denuncia ou indícios de comprometimento da informação empresarial sensível;
  8. Acompanhar e apurar denuncia ou indícios de atos anti-sociais (furto, roubo, sabotagem e fraudes em geral);
  9. Acompanhar, intermediar e dar suporte a investigações policiais;
  10. Investigar indícios ou denuncias de desvio de comportamento de integrantes do quadro da Segurança Patrimonial.

4. Supervisão de Controle de Acesso

A Supervisão de Controle de Acesso é responsável pela administração do controlar o acesso físico de pessoas, veículos, materiais e objetos na empresa.

A Supervisão de Controle de Acesso é composta de:

  • Serviço de Portaria;
  • Serviço de Vigilância Patrimonial;
  • Central de Monitoramento.

4.1 Serviço de Portaria

O Serviço de Portaria é responsável pelo controle de acesso de pessoas, veículos, materiais, equipamentos e informações nas portarias da empresa.

Competências:
  1. Recepcionar, identificar, atender, verificar autorizações de acesso e registrar movimentações de funcionários, prestadores de serviço e visitantes;
  2. Identificar, averiguar documentação e aprovações de trânsito, conferir e registrar a saída ou entrada de materiais, equipamentos, produtos, documentos e veículos;
  3. Identificar, analisar e verificar aprovação para o recebimento ou envio de correspondências externas;
  4. Receber, guardar e entregar volumes de funcionários e prestadores de serviço;
  5. Controlar guarda e uso de chaves de setores;
  6. Operar o Sistema Eletrônico de Controle de Acesso.

4.2 Central de Monitoramento

Responsável pela operação e monitoramento dos sistema de segurança eletrônica existentes na organização. e coordenação da comunicação via rádio das equipes de segurança patrimonial da organização.

Competências:
  1. Monitorar, interpretar e desencadear plano de ação no que se refere ao uso de câmeras de segurança na organização;
  2. Monitorar, interpretar e desencadear plano de ação no que se refere ao uso  de sistemas de alarme  na organização;
  3. Administrar e coordenar as comunicações via rádio realizadas pelas equipes de segurança patrimonial; 
  4. Realizar contatos com integrantes da RINEM (Rede Integrada de Emergência) local e com a Central da Polícia Militar responsável pelo policiamento na região.

4.3 Serviço de Vigilância Patrimonial

Atividade cujo emprego do agente de segurança é identificado pela farda, equipamentos utilizados e  metodologia de emprego.

A vigilância patrimonial é responsável pela operação presença e intervenção quando houver descumprimento de normas e procedimentos internos e situações de riscos iminentes para segurança patrimonial da organização.

Competências:
  1. Ocupar postos de vigilância patrimonial;
  2. Realizar rondas ostensivas internas e no perímetro de segurança da organização;
  3. Atuar como “Força de Pronta Resposta” na averiguação “in loco” de ocorrências solicitadas pela Central de Monitoramento;
  4. Garantir a “Ordem” em casos de manifestações;
  5. Controlar, coordenar e fiscalizar o trânsito interno de pessoas e veículos;
  6. Combate a incêndio e atendimentos de emergência;
  7. Intervir em situações onde houver tentativas de crimes contra o patrimônio;
  8. Atuar de forma preventiva para garantir a integridade física das pessoas e a salvaguarda do patrimônio da organização.

 

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José Sérgio Marcondes – Autor Artigo

Sobre José Sérgio Marcondes

Especialista em Segurança Privada – CES
Consultor em Segurança Privada

2 Comentários

  1. Muito completo excelente!

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