Gerente de Segurança Patrimonial ou Gestor de Segurança
Gerente de Segurança Patrimonial
O Gerente de Segurança Patrimonial é o profissional responsável pela gestão da segurança patrimonial de uma determinada organização. É aquele que, gerencia as pessoas, os recursos, as atividades e as relações do departamento de segurança patrimonial da organização.
Embora não haja uma exigência legal, é de extrema importância que o gerente de segurança patrimonial possua formação superior em gestão de segurança privada, nível graduação ou pós-graduação.
Em algumas organizações o Gerente de Segurança Patrimonial é denominado Gestor de Segurança patrimonial.
O Gerente de Segurança Patrimonial define, planeja e acompanha o desempenho dos processos da segurança patrimonial para garantir que as atividades do departamento de segurança sejam executadas de forma a garantir a segurança patrimonial da organização.
O Gerente de Segurança Patrimonial é o responsável por fazer representar a Segurança Patrimonial junto a direção da organização.
Habilidades Gerente de Segurança Patrimonial
A função de gerente de segurança patrimonial requer varias habilidades, dentre elas podemos destacar:
a. Habilidade técnica
Habilidade técnica, se traduz em conhecimento fundamentado sobre conceitos, princípios, métodos, técnicas e legislações sobre administração e segurança privada, mais especificamente segurança patrimonial.
O Gerente de Segurança Patrimonial deve ser capaz de aplicar conhecimentos, técnicas, métodos e esquipamentos específicos para a execução das atividades da segurança patrimonial.
A habilidade técnica é adquirida através de formação, treinamento, pratica e experiencia profissional.
É importante que gerente da segurança conheça, ainda que superficialmente, as técnicas que sua equipe utiliza para realizar suas tarefas diárias, para que tenha noção de prazos, riscos e impedimentos.
Um gerente sem habilidade técnica fica vulnerável e se torna facilmente manipulável pela sua equipe
b. Habilidade humana
Habilidade humana, é a capacidade e habilidade do gerente de segurança, para trabalhar com e por meio de pessoas.
Umas das principais funções do gerente, é a de se relacionar com pessoas, seja do seu departamento, de outros departamentos ou de fora da organização a qual trabalha.
O gerente deve possuir habilidades políticas e diplomáticas, a fim de defender os interesses da organização e de intermediar, administrar e conciliar conflitos pessoais, departamentais e organizações.
Um gerente de segurança deve ser um líder e ter conhecimentos sobre técnicas e métodos de gestão de pessoas.
A liderança ocorre sempre que o gerente procura influenciar o comportamento de um indivíduo ou de um grupo.
O gerente deve ter a habilidade de criar ambientes de trabalho favoráveis e propiciosos a pratica do trabalho em equipe.
Além de estabelecer objetivos e metas profissionais, o gerente deve estimular seus subordinados a estabelecerem objetivos e metas pessoais, a fim de possibilitar o crescimento pessoal de cada um.
c. Habilidade conceitual
A habilidade conceitual, é a capacidade do gerente de compreender a complexidade da organização como um todo.
O gerente de segurança deve ter a capacidade de interpretar o planejamento estratégico da organização.
O gerente de segurança deve entender a estratégia organizacional, e traduzi-la em conceitos administrativos e operacionais para seu departamento.
Deve ser capaz de entender a importância de todas as áreas da organização, e que a sinergia e o sucesso de todas elas, são fundamentais para o sucesso da organização.
Ter a habilidade de interpretar e transmitir, de forma objetiva, as aspirações e objetivos da organização para a equipe que administra.
Funções do Gerente de Segurança Patrimonial
1. Planejar
Panejar significa estabelecer metas e objetivos departamentais tendo como referencia o planejamento estratégico da organização.
O gerente da segurança é o responsável por desenvolver, propor e administrar o planejamento tático da segurança patrimonial.
O planejamento deverá mostrar como as atividades da segurança serão executadas, e como os objetivos e metas serão atingidos.
2. Organizar
E função do gerente da segurança decidir e propor como será feita a alocação de recursos humanos, financeiros, materiais e tecnológicos da segurança.
A alocação deve ser feita de modo a otimizar os meios disponíveis e de maximizar os resultado ( metas e objetivos) previstos.
A organização se baseia em identificar, organizar e agrupar as atividades necessárias para se atingir os objetivos propostos para segurança patrimonial da organização.
3. Liderar
Liderar, corresponde a função de influenciar o comportamento das pessoas para que os objetivos e metas estabelecidos sejam atingidos
A liderança influencia o nível de desempenho das pessoas e o grau de eficácia com que são alcançados os objetivos e metas.
4. Controlar
Controlar envolve o feedback dos resultados e o acompanhamento, de modo a permitir uma comparação dos resultados com os planos, fazendo os necessários ajustes onde as expectativas não foram atendidas.
O gerente da segurança deve estabelecer indicadores de desempenho para segurança a fim de medir a diferença entre a situação desejada (meta) e a situação atual (resultado).
A importância do controle está em se assegurar o cumprimento do que foi planejado e o alcance dos objetivos propostos.
O controle visa garantir que as atividades sejam realizadas conforme o que foi planejado.
Atribuições do Gerente de Segurança
- Confecção e gestão do planejamento tático da segurança patrimonial;
- Desenvolver e propor a política de segurança patrimonial da organização;
- Planejar, promover e gerenciar as atividades da segurança patrimonial;
- Estabelecer objetivos e metas para segurança patrimonial;
- Desenvolver planos de trabalho que mostrem como os objetivos e metas da segurança devem ser alcançados;
- Estabelecer, propor e organizar os processos da segurança patrimonial;
- Estimar, propor, justificar e acompanhar os recursos financeiros e materiais necessários para alcançar os objetivos estabelecidos;
- Orientar as atividades do supervisor de segurança patrimonial;
- Assessorar os demais gestores e a direção nos assuntos relacionados a segurança patrimonial;
- Manter um canal de comunicações eficiente com as autoridades policiais da região;
- Representar a organização nos assuntos referente à segurança patrimonial;
- Gerenciar pessoas e os recursos materiais e financeiros disponibilizados.
Para maior conhecimento sobre a profissão de gestor de segurança sugiro a leitura do livro a seguir:
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Indicação de Artigos Complementares
Sugiro a leitura dos artigos a seguir como forma de complementar o aprendizado desse artigo.
Sucesso Profissional. O que é? Como Ter Sucesso Vida Profissional
Gestor de Segurança Privada. O que é? O que faz? Função, Salário
Supervisor de Segurança Patrimonial: O que é? O que faz?
Instrutor de Cursos de Formação e Especialização p/ Segurança Privada
Especialista em Segurança Privada: O que é? Como Ser Especialista?
Consultor de Segurança Privada. O que é? O que faz? Formação, Área Atuação
Forte abraço e sucesso!
Autor: José Sérgio Marcondes – CES
Especialista e Consultor em Segurança Privada
CEO/Diretor IBRASEP
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Dados para Citação em Trabalhos
MARCONDES, José Sérgio (08 de junho de 2017). Gerente de Segurança Patrimonial ou Gestor de Segurança. Disponível em Blog Gestão de Segurança Privada: https://gestaodesegurancaprivada.com.br/gerente-de-seguranca-patrimonial/ – Acessado em (inserir data do acesso).
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25 Comentários
Olá Diogo Paulo !
Obrigado pelo seu comentário.
Forte abraço e sucesso!
Boa tarde!
Te parabenizo também, pois tive a honra e o privilegio de tê-lo como meu supervisor por 4 anos! Exemplo de hombridade e caráter!
Forte abraço!
Diogo Paulo Dalla Barba Albrecht
(45) 99991-1680
Olá Antonio Gaudencio!
Agradeço ao colega pelos elogios e pela grande contribuição ao adicionar ao conteúdo informações relevantes, fruto do vossa grande experiencia na área, que certeza enriquecerá o conteúdo do artigo.
Forte abraço e sucesso.
Boa tarde! me junto a todos os senhores admiradores do trabalho e brilhante conteúdo dos assuntos abordados pelo querido José Sergio Marcondes; e, sem nenhuma pretensão em diminuir; mais com objetivo de contribuir, até por ter desenvolvido trabalho em mais de 18 anos como Gerente de Segurança Patrimonial, quero acrescentar alguns detalhes que entendo, darão aos que estão ou pretendem trabalhar nesta função, melhor capacidade e ou segurança nas ações que irão definir junto as equipes: conhecer a legislação atual do seguimento (Lei, decreto e Portaria Ministerial) bem como uma forte interação e adequação aos dissídios da categoria que direcionam os trabalhos e limitam a equipe de segurança aos objetivos financeiros da empresa, evitando por erros /vícios diversas ações trabalhistas ou perdas financeiras que seguramente poderiam ser evitadas (como exemplo; o Gerente que não avança no campo e deixa o supervisor /fiscal a vontade interagindo sem acompanhamento junto aos clientes e seus liderados; como consequência, jogadas, acertos e falhas disciplinares) por enquanto fico por aqui e agradeço a atenção e novamente me solidarizo com o grupo, parabenizando o seu excelente trabalho me colocando inclusive a disposição.
Att.
Antonio.
Olá Leonardo!
Obrigado pelo comentário.
Forte abraço e sucesso.
Olá Leonardo!
Obrigado pelo comentário.
Forte abraço e sucesso.
Acompanho seu trabalho faço de cada texto que recebo minha fonte inicial de pesquisa, e amadurecimento de cada tema abordado aqui no blog. O conteúdo aqui abordado tem grande valia para os novos gestores.
Olá Lauro Lima!
Obrigado pelo seu comentário. Fico muito feliz em saber que os artigos estão sendo úteis pra você.
Forte abraço!
Sucesso na sua carreira.
Prezados, boa tarde!
Iniciei as leituras do blog aqui apresentado, e posso afirmar com toda certeza que as informações, orientações e apontamentos aqui expressos são grande valia para nos profissionais da área de segurança.
Cabe a mim, parabenizar o idealizador desse projeto, haja vista o vasto conhecimento por expresso em seus textos.
Indico e aconselho aos profissionais da área de segurança privada para que sigam esse Blog, pois é certo que será de grande valia em seu dia dia os conselhos aqui direcionados.
Atenciosamente, Lauro Lima de Almeida.
Olá Mardhen!
Sim deverá passar por exames médicos admissionais, de acordo com o cargo de deseje ocupar.
Forte abraço e sucesso na sua carreira.
faço curso de gestao de segurança publica gostaria se tenho que fazer teste medico pra trabalhar nas areas de segurança?
Olá Sael Carlos!
Obrigado pelo seu Comentário.
Forte abraço e sucesso.
Sr. Sérgio Marcondes, seus artigos aqui publicados, estão me ajudando na minha carreira acadêmica onde estou cursando administração e também corporativa, pois trabalho em uma empresa de segurança.
Olá Izael Mendes de Freitas !
Obrigado pelo comentário.
Forte abraço e sucesso na sua carreira!
Excelente artigo!
bom dia Jean Souza!
O estagio não e obrigatório.
Obrigado pelo comentário.
Forte abraço e sucesso na sua carreira!
Boa noite
É necessário fazer estágio como Gestor ?
Ola Sergio Donizete,
Sim tem campo, mas como as profissões, também tem obstáculos e desafios ara serem superados.
Forte abraço e sucesso na sua carreira!
Obrigado!
Forte abraço e sucesso na sua carreira!
agradeço pela atenção.
Olá joão Gabriel Barreto!
Obrigado!
Forte abraço e sucesso na sua carreira!
Olá valmir passacantando!
Obrigado!
Forte abraço e sucesso na sua carreira!
parabéns pelo artigo.
Excelente artigo Marcondes!
Boa noite,estou estudando Gestão de Segurança Privada e gostaria de saber se tem campo para esta função,abraços!