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Gerente de Segurança Patrimonial ou Gestor de Segurança

Gerente de Segurança PatrimonialGerente de Segurança Patrimonial

O Gerente de Segurança Patrimonial  é o profissional  responsável pela gestão da segurança patrimonial de uma determinada organização. É aquele que, gerencia as pessoas, os recursos, as atividades e as relações do departamento de segurança patrimonial da organização.

Embora não haja  uma exigência legal, é de extrema importância que o gerente de segurança patrimonial possua  formação superior em gestão de segurança privada, nível graduação ou pós-graduação.

Em algumas organizações o Gerente de Segurança Patrimonial é denominado Gestor  de Segurança patrimonial.

O Gerente de Segurança Patrimonial define, planeja  e acompanha o desempenho dos processos da segurança patrimonial para garantir que as atividades do departamento de segurança sejam executadas de forma a garantir a segurança patrimonial da organização.

O Gerente de Segurança Patrimonial é o responsável por fazer representar a Segurança Patrimonial junto a direção da organização.

Habilidades Gerente de Segurança Patrimonial

A função de gerente de segurança  patrimonial requer varias habilidades, dentre elas podemos destacar:

a. Habilidade técnica

Habilidade técnica, se traduz em conhecimento fundamentado sobre conceitos, princípios, métodos, técnicas e legislações sobre administração e segurança privada, mais especificamente segurança patrimonial.

O  Gerente de Segurança Patrimonial deve ser capaz de aplicar conhecimentos, técnicas, métodos e esquipamentos específicos para a execução das atividades da segurança patrimonial.

A habilidade técnica é adquirida através de formação, treinamento, pratica e experiencia profissional.

É importante que gerente da segurança conheça, ainda que superficialmente, as técnicas que sua equipe utiliza para realizar suas tarefas diárias, para que tenha noção de prazos, riscos e impedimentos.

Um gerente sem habilidade técnica fica vulnerável  e se torna facilmente manipulável pela sua equipe

b. Habilidade humana

Habilidade humana, é a capacidade e habilidade do gerente de segurança, para trabalhar com e por  meio de pessoas.

Umas das principais funções do gerente, é a de se relacionar com pessoas, seja do seu departamento, de outros departamentos ou de fora da organização a qual trabalha.

O gerente deve possuir habilidades políticas e diplomáticas, a fim de  defender os  interesses da organização e de intermediar, administrar e conciliar conflitos pessoais, departamentais e organizações.

Um gerente de segurança deve ser um líder e ter conhecimentos sobre técnicas  e métodos de gestão de pessoas.

A liderança ocorre sempre que o gerente procura influenciar o comportamento de um indivíduo ou de um grupo. 

O gerente deve ter a habilidade de criar ambientes de trabalho favoráveis e propiciosos a pratica do trabalho em equipe.

Além de estabelecer objetivos e metas profissionais, o gerente deve estimular seus subordinados a estabelecerem objetivos e metas pessoais, a fim de possibilitar o crescimento pessoal de cada um.

c. Habilidade conceitual

A habilidade conceitual, é a capacidade do gerente de compreender a complexidade da organização como um todo.

O gerente de segurança deve ter a capacidade de interpretar o planejamento estratégico  da  organização.

O gerente de segurança deve entender a estratégia organizacional, e traduzi-la em conceitos administrativos e  operacionais para seu departamento.

Deve ser capaz de entender a importância de todas as áreas da organização, e que a sinergia e o sucesso de todas elas, são fundamentais para o sucesso da organização. 

Ter a habilidade de interpretar e transmitir, de forma objetiva, as aspirações e objetivos  da  organização para a equipe que administra.

Funções do Gerente de Segurança Patrimonial

1. Planejar

Panejar significa estabelecer metas e objetivos departamentais tendo como referencia o planejamento estratégico da organização.

O gerente da segurança é o responsável por desenvolver, propor e administrar o planejamento tático da segurança patrimonial.

O planejamento deverá mostrar como as atividades da segurança serão executadas, e como os objetivos e metas serão atingidos.

2. Organizar

E função do gerente da segurança decidir e propor como será feita  a alocação de recursos humanos, financeiros, materiais e tecnológicos da segurança.

A alocação deve ser feita de modo  a otimizar os meios disponíveis e de maximizar os resultado ( metas e objetivos) previstos.

A organização se baseia em identificar, organizar e agrupar as atividades necessárias para se atingir os objetivos propostos para segurança patrimonial da organização.

3. Liderar

Liderar, corresponde a função de influenciar o comportamento das pessoas para que os objetivos e metas estabelecidos sejam atingidos

A liderança influencia o nível de desempenho das pessoas e o grau de eficácia com que são alcançados os objetivos e metas.

4. Controlar

Controlar envolve o feedback dos resultados e o acompanhamento, de modo a permitir uma comparação dos resultados com os planos, fazendo os necessários ajustes onde as expectativas não foram atendidas.

O gerente da segurança deve estabelecer indicadores de desempenho para segurança a fim de medir  a diferença  entre a situação desejada (meta) e a situação atual (resultado).

A importância do controle está em se assegurar o cumprimento do que foi planejado e o alcance dos objetivos propostos.

O controle visa garantir que as atividades sejam realizadas conforme o que foi planejado.

Atribuições do Gerente de Segurança

  • Confecção e gestão do planejamento tático da segurança patrimonial;
  • Desenvolver e propor a política de segurança patrimonial da organização;
  • Planejar, promover e gerenciar as atividades da segurança patrimonial;
  • Estabelecer objetivos e metas para segurança patrimonial;
  • Desenvolver planos de trabalho que mostrem como os objetivos e metas da segurança devem ser alcançados;
  • Estabelecer, propor e organizar os processos da segurança patrimonial;
  • Estimar, propor, justificar e acompanhar os recursos financeiros e materiais necessários para alcançar os objetivos estabelecidos;
  • Orientar as atividades do supervisor  de segurança  patrimonial;
  • Assessorar os demais gestores e a direção nos assuntos relacionados a segurança patrimonial;
  • Manter um canal de comunicações eficiente com as autoridades policiais da região;
  • Representar a organização nos assuntos referente à segurança patrimonial;
  • Gerenciar pessoas e os recursos materiais  e financeiros disponibilizados.

 

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José Sérgio Marcondes – Autor Artigo

Sobre José Sérgio Marcondes

Especialista em Segurança Privada – CES
Consultor em Segurança Privada

12 Comentários

  1. Boa noite,estou estudando Gestão de Segurança Privada e gostaria de saber se tem campo para esta função,abraços!

    • José Sérgio Marcondes

      Ola Sergio Donizete,
      Sim tem campo, mas como as profissões, também tem obstáculos e desafios ara serem superados.
      Forte abraço e sucesso na sua carreira!

  2. valmir passacantando

    parabéns pelo artigo.

  3. Boa noite
    É necessário fazer estágio como Gestor ?

  4. Izael Mendes de Freitas Filho

    Excelente artigo!

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