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Ferramentas da Qualidade: O que é? Conceitos e Modelos

Ferramentas da Qualidade: O que é? As ferramentas da qualidade são utilizadas para identificar, definir, mensurar, analisar e propor soluções aos problemas identificados que interferem no desempenho dos processos organizacionais e  para estabelecer melhorias de qualidade. 

As ferramentas da qualidade surgiram na década de 50 com base nos conceitos e práticas existentes naquela época e a partir daí vem sendo utilizadas nos sistemas de gestão de processos e qualidade.

As ferramentas da qualidade são técnicas administrativas utilizadas com a finalidade de identificar, definir, mensurar, analisar e propor soluções para problemas que eventualmente possam interferir no bom desempenho dos processos organizacionais.

As ferramentas de qualidade tem como finalidade ajudar os gestores a atingirem seus objetivos e metas, sejam eles aumentar receitas, reduzir custos, inovar ou melhorar o desempenho organizacional.

Algumas das Ferramentas da Qualidade

PDCA

O PDCA é uma metodologia de gestão e melhorias de processos, de origem americana, que se baseia em quatro princípios:

Plan (Planejar), Do (Fazer), Check (Checar) e Action (Agir).

Consiste num ciclo contínua  de planejamento, execução, avaliação e correção de desvios de um processo organizacional.

Cronograma

O cronograma é uma ferramenta de planejamento e controle semelhante a um diagrama.

Nele são descritas as atividades a serem executadas durante um período estimado para conclusão de um projeto.

Plano de Ação

O Plano de Ação é um documento contendo informações importantes para a conclusão de um objetivo dentro de um prazo.

Fluxograma

Fluxograma é a representação gráfica da seqüência de atividades de um processo.

Resumo ilustrativo do fluxo das várias operações de um processo, mostrando todas as suas etapas.

5W e 2H 

O  5W e 2H é uma ferramenta utilizada para elaboração de plano de ação, que identifica as ações e as responsabilidades de quem irá executar, através de um questionamento.

É capaz de orientar as diversas ações que deverão ser implementada.

Histograma

O histograma é uma das ferramenta da qualidade que mostra a frequência de uma ocorrência num determinado intervalo de classe.

Diagrama de Pareto

Diagrama de Pareto é representado por barras dispostas em ordem decrescente, com a causa principal vista do lado esquerdo do diagrama, e as causas menores são mostradas em ordem decrescente ao lado direito.

Folhas de Verificação

Folhas de Verificação – Registram os dados dos itens a serem verificados, permitindo uma rápida percepção da realidade e uma imediata interpretação da situação, ajudando a diminuir erros e confusões.

 Diagrama de Causa e Efeito (ou Espinha de peixe)

 Diagrama de Causa e Efeito (ou Espinha de peixe) representação gráfica que permite a organização das informações possibilitando a identificação das possíveis causas de um determinado problema ou efeito.

Brainstorming

Brainstorming propõe que um grupo de pessoas se reúna e utilize seus pensamentos e opiniões para atingir um consenso comum sobre um determinado assunto.

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José Sérgio Marcondes – Autor Artigo

 

Sobre José Sérgio Marcondes

Especialista em Segurança Privada – CES
Consultor em Segurança Privada

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