Extensão em Equipamentos Não Letais I para Segurança Privada

Extensão em Equipamentos Não Letais I

Figura 1 Extensão em Equipamentos Não Letais I

Extensão em Equipamentos Não Letais I

O capitulo abaixo da PORTARIA Nº 3.233/2012-DG/DPF, DE 10 DE DEZEMBRO DE 2012, trata do Curso da Extensão em Equipamentos Não Letais I.

REQUISITO

Ter concluído o –CFV.

OBJETIVO

Dotar o aluno de conhecimentos gerais e técnicas relativas ao emprego do espargidor de agente químico lacrimogêneo em solução (líquido), de espuma ou gel, da arma de choque, bem como o emprego e uso da força de maneira escalonada, com o auxílio da armas não letais, no desempenho das atividades de vigilância patrimonial e segurança pessoal.

[ads1]

ORGANIZAÇÃO

O curso funcionará de acordo com as disposições contidas neste programa de curso, no regime escolar dos cursos de formação e demais normas vigentes.

Metodologia

Os cursos de formação adotarão a metodologia do ensino direto, utilizando-se de métodos e técnicas de ensino individualizado, coletivo e em grupo, enfatizando ao máximo, a parte prática, no intuito de alcançar os objetivos propostos para o curso. Os exercícios simulados, aproximados ao máximo da realidade, serão admitidos para aguçar a destreza e como antecipação aos exercícios reais.

A disposição do plano de curso e da grade horária ficam a cargo dos cursos de formação, em conformidade com este programa de curso e no material didático mínimo disponibilizado pela Polícia Federal.

Os professores serão selecionados conforme a especialidade, por meio de credenciamento junto à Polícia Federal.

Os cursos de formação deverão manter em arquivo os planos de aula elaborados pelos professores, a serem apresentados por ocasião das inspeções.

Carga horária

A carga horária total do curso será de 14 h/a, podendo ocorrer diariamente no máximo 10 h/a. 3.2.3. Distribuição do tempo

a) Disciplinas curriculares…………….12 h/a

b) Verificação de aprendizagem……….2 h/a

TOTAL………………………………………….14 h/a

Grade curricular

 
DisciplinaObjetivosCarga Horária
USO PROGRESSIVO DA FORÇADotar o aluno de conhecimentos gerais relativos ao emprego e uso da força de maneira escalonada, com o auxílio de armas menos que letais, bem como a legislação pertinente.4 h/a
EQUIPAMENTOS NÃO LETAIS 1Dotar o aluno de conhecimentos gerais, relativos ao emprego do espargidor de agentes químicos e arma de choque, bem como os efeitos sobre o organismo e os procedimentos de primeiros socorros.8 h/a

Composição das turmas

As turmas serão compostas de classe com no máximo 45 alunos cada uma.

Frequência

A frequência é obrigatória a todas as atividades programadas para os alunos. Somente será submetido à avaliação final o candidato que obtiver frequência de 90 % da carga horária em cada disciplina.

Será desligado do curso o aluno que ultrapassar o limite de faltas previsto no plano de curso, podendo aproveitar as disciplinas já concluídas em curso subsequente, desde que iniciado dentro do prazo máximo de 3 meses da conclusão do curso anterior.

Avaliação

Ao final das disciplinas teóricas será realizada uma avaliação de aprendizagem (prova objetiva) em cada qual, sendo considerado aprovado o aluno que obtiver um mínimo de 6 pontos num máximo de 10 pontos.

 

Índice de capítulos de acordo com assunto da PORTARIA Nº 3.233/2012-DG/DPF

Contribua com o artigo deixando seu comentário logo abaixo, ele é muito importante para o “Nosso Blog”!

Curta e compartilhe as publicações com seus colegas pelas redes sociais, assim estará colaborando para o fortalecimento e reconhecimento da importância da área de segurança.

Navegue em “Nosso Blog” e descubra outros artigos interessantes e úteis para o seu aprimoramento.

Obrigado pela visita e sucesso na sua carreira profissional!

José Sérgio Marcondes – Autor Artigo

Referências Bibliográficas

BRASIL. MJ – DEPARTAMENTO DE POLÍCIA FEDERAL. PORTARIA Nº 3.233/2012-DG/DPF, DE 10 DE DEZEMBRO DE 2012. Dispõe sobre as normas relacionadas às atividades de Segurança Privada.

[ads2]

 

Sobre o autor | Website

Especialista em Segurança Privada - CES Consultor em Segurança Privada

Bem vindo! Cadastre seu e-mail no Blog e receba notificações sobre novas publicações.É Grátis e Rápido!

100% livre de spam.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário...

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

4 Comentários

  1. ANDERSON BRAGA disse:

    BOA TARDE SOU DO RJ E GOSTARIA DE SABER SE HA E ONDE POSSO FAZER O CURSO DE EQUIPAMENTOS NÃO LENTAIS

    • José Sérgio Marcondes disse:

      Olá Anderson!
      Você de procurar uma academia de formação de vigilante para se informar.
      Forte abraço e sucesso na sua carreira!

  2. Junior disse:

    Bom dia Sr. José, como você avalia o mercado de trabalho para quem esta disposto a fazer o Curso Técnico Seg. Privada.

    • José Sérgio Marcondes disse:

      O mercado de emprego na segurança, como em outros áreas, depende muito do profissional envolvido, existem vários casos de sucesso e também vários casos de fracasso.
      Ao meu ver o sucesso depende da capacidade individual de cada uma, da dedicação e investimento em qualificação e desenvolvimento profissional, e princialmente, do profissionalismo do individuo no exercício de suas obrigações.