Especialista em Segurança Privada: O que é? Como Ser Especialista?

Especialista em Segurança Privada: O que é? Como Ser Especialista?Especialista em Segurança Privada é o profissional da segurança, com qualificação e experiencia comprovada, mediante Certificação emitida por uma organização representativa da Segurança Privada, sobre um determinado seguimento/assunto da Segurança Privada.

Quem é o Especialista em Segurança Privada?

O Certificado de Especialista em Segurança Privada é concedido ao profissional da segurança que foi submetido e aprovado em uma avaliação para Certificação de Profissionais da Segurança, aplicada por uma organização representativa do seguimento da Segurança Privada Nacional ou Internacional.

Organizações Certificadoras

Atualmente existem algumas organizações nacionais e internacionais com credibilidade e autoridade para emissão do Título de Especialista.

A seguir relação de algumas organizações que emitem Certificação de Especialista sem assuntos relativos a segurança privada no Brasil.

ASIS Brasil – Certificações

  • Certified Protection Professional -Profissional de proteção certificado;
  • Professional Certified Investigator -Profissional de Investigação Certificado
  • Physical Security Professional – Profissional de Segurança Física,

CEAS Brasil – Certificações

  • Certificado Profesional en Seguridad Internacional” CPSI
  • Certificado Internacional en Protección Personal” CIPP
  • Certificado Consultor Internacional em Segurança Integral, Gestão de Riscos e Prevenção de Perdas” CISI
  • Certificado Internacional en Gestión de Riesgos” CIGR

ABSEG – Certificações

  • Administrador de Segurança Empresarial.

Mais detalhes sobre as certificações podem ser obtidas nas páginas das organizações certificadoras na internet.

Diferença entre Especialista e Especialização

Apenas o profissional que obtém uma Certificação (Título) de especialista, emitida por organização representativa da segurança privada  pode ser considerado um Especialista.

Profissionais que trabalham há muito tempo em determinada área da segurança ou que possuem cursos de graduação, pós-graduação, devido ao seu conhecimento teórico e/ou prático, acabam sendo considerados especialistas.

Neste caso, mesmo sendo dotados de competência e habilidade, na verdade o que eles possuem é especialização na área da segurança privada.

A confusão está no emprego das expressões: especialista e especialização.

Os alunos aprovados em curso superior de graduação em gestão de segurança privada são considerados como profissionais formados em segurança privada.

Os cursos de  graduação em segurança privada originam certificados de formação em segurança privada.

Já os alunos, aprovados em curso superior de pós-graduação em segurança privada, são considerados  como  profissionais com especialização em segurança privada, exemplo;

Quem possui um Pós Graduação em Segurança Empresarial, é considerado um profissional com especialização em Segurança Empresarial.

Os cursos de pós graduação em segurança privada originam certificados de especialização.

O profissional da segurança submetido e aprovado em avaliação para Certificação, por uma organização representativa do seguimento da segurança privada, é considerado um especialista em segurança.

Especialista em Segurança

A expressão Especialista refere-se aquele profissional que foi submetido e aprovado em uma avaliação específica relativa as atividades da segurança privada.

O Título de Especialista é conferido baseado em critérios, tais como experiencia na área (currículo), participação em eventos (seminários, congressos etc.),publicações de artigos, conclusão de cursos de formação, qualificação e graduações na área de segurança.

Os critérios e modos de pontuação podem variar de acordo com cada especialização e organização certificadora.

Com esses dados, é feito um somatório de pontos para que então o profissional possa ser aprovado para prestar a prova escrita.

Após ser aprovado na avaliação escrita, o candidato receberá a Certificação de Especialista de acordo com o assunto e atividade escolhida para certificação.

Mais informações sobre certificação de especialista em segurança privada pode ser obtida no artigo Certificações dos Profissionais da Segurança Privada – O que é?


➡  Deixe seu comentário logo abaixo, de sua opinião e contribua com o artigo.

➡  Se gostou, curta e compartilhe as publicações com seus colegas pelas redes sociais.

As atitudes acima (comentar, curtir e compartilhar) nos ajudam a manter o Blog e a continuar as publicações de artigos de forma gratuita para todos.

Forte abraço e sucesso na sua vida e carreira profissional!

José Sérgio Marcondes – Autor Artigo


 

Cadastre-se gratuitamente e receba notificações sobre novas publicações. Junte-se aos mais de 10.000 inscritos.

Site Seguro e 100% livre de spam.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário...

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Seja o primeiro a comentar!