Home / Atividades Segurança Privada / Empresas de Transporte de Valores no Brasil

Empresas de Transporte de Valores no Brasil

Empresas de Transporte de ValoresEmpresas de transporte de valores, são Empresas Especializadas em Segurança Privada, autorizadas pela Policia Federal, a explorarem comercialmente a Atividade de Transporte de Valores mediante contrato de prestação de serviço.

Empresas de Transporte de Valores no Brasil

O exercício da atividade das empresas de transporte de valores, cuja propriedade e administração são vedadas a estrangeiros, dependerá de autorização prévia do Departamento da Policia Federal, mediante o preenchimento dos requisitos previstos na PORTARIA Nº 3.233/2012-DG/DPF, DE 10 DE DEZEMBRO DE 2012.

O profissional empregado na atividade de transporte de valores é o Vigilante de Carro Forte, que para o exercício da atividade, precisa possuir o Curso de Formação de Vigilantes (CFV) e também o Curso de Extensão em Transporte de Valores (CTV).

Além da formação apropriada, os profissionais que atuam na atividade de transporte de valores devem possuir perfis psicológicos adequados a função, a fim de suporte a pressão e o estresse diária que a profissão impõe.

Na atividade de transporte de valores, as empresas podem utilizar veículos comuns ou Veículos Especiais de Transporte de Valores (VETV), dependendo do valor a ser transportado.

Os Veículos Especiais de Transporte de Valores (VETV), popularmente conhecidos como Carro Forte, são veículos construídos com blindagens especiais, a fim de proporcionar proteção aos vigilantes e aos valores transportados.

Os Veículos Especiais de Transporte de Valores (VETV), devem ser projetados e construídos, com tecnologias e blindagem adequadas as necessidades de segurança da sua guarnição e dos valores transportados, a fim de fazer frente as investidas do crime organizado.

O Veículo Especial de Transporte de Valores (VETV) deverá ser identificado e padronizado, contendo nome e logotipo da empresa, dotado de sistema que permita a comunicação ininterrupta com a sede da empresa em cada unidade da federação em que estiver autorizada, e atender às especificações técnicas de segurança contidas na PORTARIA Nº 3.233/2012-DG/DPF, DE 10 DE DEZEMBRO DE 2012.

 As empresas de transporte de valores não poderão desenvolver atividades econômicas diversas das que estejam autorizadas.

A autorização para o funcionamento de empresa de transporte de valores inclui a possibilidade de realização da vigilância patrimonial de sua matriz, de suas filiais e de suas outras instalações, além de outros serviços correlatos ao de transporte de valores.

As empresas de transporte de valores poderão prestar serviços de abastecimento e manutenção de caixas eletrônicos, sendo vedada a manutenção de caixas eletrônicos não relacionados no contrato de abastecimento.

Dentro das atividades da segurança privada, o transporte de valores, é uma das que oferecem maiores
riscos pela natureza da sua atividade, ” transporte de valores”, e pela violência impostas pelos marginais nos casos de tentativas de roubo.

O momento mais delicado e de risco acentuado para a atividade de transporte de valores, é o desembarque da guarnição do carro forte, quando os vigilantes deixam a proteção do veículo blindado e se espoem a possíveis ações de criminosos.

Para minimizar estes riscos, o desembarque,transito e embarque da equipe de vigilantes responsáveis pela atividades de transporte de valores são planejados, ensaiados e executados de forma a aumentar o nível de segurança dos próprios vigilantes, dos valores transportados e das pessoas próximas ao local de atuação da equipe.

Outra preocupação da Empresas de Transporte de Valores é a Segurança da Informação.  A atividade é toda cercada por sigilo, horário, rotas e destino, somente são revelados a equipe  no momento da execução da atividade,  a fim de se prevenir vazamentos de informações.

O Transporte de Valores é uma atividade de grande importância para sociedade, pois cabe a ela a guarda e o transporte de valores e bens que sustentam e impulsionam a economia do País, entre eles a moeda (dinheiro). A moeda são ativos de uma economia utilizada para comprar bens e serviços de outras pessoas e empresas, sem o qual a nossa sociedade atual  não sobrevive.

 

 

Contribua com o artigo deixando seu comentário logo abaixo, ele é muito importante para o “Nosso Blog”!

Curta e compartilhe as publicações com seus colegas pelas redes sociais, assim estará colaborando para o fortalecimento e reconhecimento da importância da área de segurança.

Navegue em “Nosso Blog” e descubra outros artigos interessantes e úteis para o seu aprimoramento.

Obrigado pela visita e sucesso na sua carreira profissional!

José Sérgio Marcondes – Autor Artigo

Sobre José Sérgio Marcondes

Especialista em Segurança Privada – CES
Consultor em Segurança Privada

Deixe um comentário...

Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.