Home / Atividades Segurança Privada / Empresas de Segurança Patrimonial ou Vigilância Patrimonial

Empresas de Segurança Patrimonial ou Vigilância Patrimonial

Empresas de Segurança PatrimonialAs Empresas de Segurança Patrimonial Privada, são  “Empresas Especializadas em Vigilância Patrimonial” constituídas com a  finalidade de explorar o mercado de vigilância patrimonial, mediante contratos de prestação de serviço.

Vigilância Patrimonial é atividade  exercida em eventos sociais e dentro de estabelecimentos, urbanos ou rurais, públicos ou privados, com a finalidade de garantir a incolumidade física das pessoas e a integridade do patrimônio.

Empresas de Segurança Patrimonial

A atividade empresarial no ramo da Segurança Privada no Brasil surgiu na década de 60, e só foi regulamentado em 1983, com uma lei especifica – Lei 7.102.

A partir da lei 7102/83, as Empresas de Segurança Patrimonial no Brasil ganham uma nova identidade, o setor foi regulamentado e as empresas passaram a  seguir normas para se constituírem e funcionarem e a fiscalização da Polícia Federal passou a combater a concorrência desleal de empresas clandestinas.

 O exercício da atividade de vigilância patrimonial , pelas Empresas de Segurança Patrimonial Privada, cuja a propriedade e administração são vedadas a estrangeiros, dependerá de autorização prévia do Departamento de Polícia Federal , mediante o preenchimento de vários requisitos previstos na PORTARIA Nº 3.233/2012-DG/DPF, DE 10 DE DEZEMBRO DE 2012.

As Empresas de Segurança Patrimonial para desenvolverem suas atividades de vigilância patrimonial fazem uso de vários recursos, dentre eles os Vigilantes, as medidas de segurança Física,  recursos de segurança eletrônica entre outros.

Vigilante: Profissional capacitado em curso de formação, empregado de empresa especializada em segurança privada ou empresa possuidora de serviço orgânico de segurança, registrado no DPF, e responsável pela execução de atividades de segurança privada.

As Empresas de Segurança Patrimonial não poderão desenvolver atividades econômicas diversas das que estejam autorizadas pela Policia Federal .

A atividade de vigilância patrimonial somente poderá ser exercida dentro dos limites dos imóveis vigiados e, nos casos de atuação em eventos sociais, como show, carnaval, futebol, deve se ater ao espaço privado objeto do contrato de prestação de serviço.

A atividade de vigilância patrimonial em grandes eventos, assim considerados aqueles realizados em estádios, ginásios ou outros eventos com público superior a três mil pessoas deverão ser prestadas por vigilantes especialmente habilitados em curso de extensão em segurança para grandes eventos, ministrado por empresas de cursos de formação de vigilantes, em conformidade ao disposto pela Polícia Federal.

Socialmente, as Empresas de Segurança Patrimonial também desempenha um importante papel, pois se destaca como grande gerador de emprego, além de contribuir com a segurança pública que desta forma poderá atuar mais eficientemente no combate a crimes de maior potencial.

Na atualidade, devemos destacar, que o número total de vigilantes ativos no Brasil é maior que a soma de todas as polícias juntas, o que demonstra a importância deste segmento para a sociedade brasileira e em especial para os órgãos e instituições privadas, onde o estado não é responsável direto pela segurança.

A segurança patrimonial nestes tempos de globalização tem uma tendência de crescimento, pois os Bancos, Órgãos públicos e Indústrias, acabam não tendo tempo disponíveis para se de dedicar a essa atividade, pois seu foco são direcionados as suas atividades fins. Desta forma as empresas especializadas em segurança patrimonial podem explorar esse mercado.

Podemos encontrar empresas de segurança patrimonial prestando serviços de vigilância patrimonial nos mais variados estabelecimentos, dentre eles  podemos citar: Bancos, Industrias, Empresas, Repartições Públicas, Hotéis, Hospitais, Estadio de Futebol, Shopping Centers, Supermercados e etc.

 

Contribua com o artigo deixando seu comentário logo abaixo, ele é muito importante para o “Nosso Blog”!

Curta e compartilhe as publicações com seus colegas pelas redes sociais, assim estará colaborando para o fortalecimento e reconhecimento da importância da área de segurança.

Navegue em “Nosso Blog” e descubra outros artigos interessantes e úteis para o seu aprimoramento.

Obrigado pela visita e sucesso na sua carreira profissional!

José Sérgio Marcondes – Autor Artigo

Sobre José Sérgio Marcondes

Especialista em Segurança Privada – CES
Consultor em Segurança Privada

Deixe um comentário...

Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.