Home / Atividades Segurança Privada / Empresa de Escolta Armada: Conceito, Legislação e Atividade

Empresa de Escolta Armada: Conceito, Legislação e Atividade

Empresa de Escolta ArmadaA denominação Empresa de Escolta Armada, refere se a Empresa Especializada em Segurança Privada, autorizada pela Polícia Federal, a explorar comercialmente a Atividade de Escolta Armada, mediante contrato de prestação de serviço,  no âmbito da Segurança Privada.

Empresa de Escolta Armada

A legislação atual sobre segurança privada descreve a atividade de escolta armada como sendo:

A atividade que visa garantir o transporte de qualquer tipo de carga ou de valor, incluindo o retorno da equipe com o respectivo armamento e demais equipamentos, com os pernoites estritamente necessários.

A atividade da Empesa de Escolta Armada é regulada, autorizada e fiscalizada pelo Departamento de Polícia Federal – DPF conforme diretrizes da PORTARIA Nº 3.233/2012-DG/DPF, DE 10 DE DEZEMBRO DE 2012.

Requisitos para Empresa de Escolta Armada

A empresa  de escolta armada para o exercício da atividade de escolta armada deverá preencher os seguintes requisitos:

1-  possuir autorização há pelo menos um ano na atividade de vigilância patrimonial ou transporte de valores;

2 – contratar, e manter sob contrato, o mínimo de oito vigilantes com extensão em escolta armada e experiência mínima de um ano nas atividades de vigilância ou transporte de valores; e

3 –  comprovar a posse ou propriedade de, no mínimo, dois veículos caracterizado para atividade de escolta.

Os veículos utilizados para a atividade de escolta armada deverão ser de quatro portas, possuir sistema que permita a comunicação ininterrupta com a empresa de escolta armada e serem identificados e padronizados, com inscrições externas que contenham o nome, o logotipo e a atividade executada pela empresa.

Vigilante de Escolta Armada

De acordo com a legislação em vigor, o profissional indicado para a atividade de escolta armada é o Vigilante de Escolta Armada, que para o exercício da profissão deve possuir:

Curso de Formação de Vigilantes e o Curso de Extensão em Escolta Armada e ter vínculo empregatício com a Empresa de Escolta Armada contratada para o serviço.

Os vigilantes empenhados na atividade de escolta armada deverão compor uma guarnição mínima de quatro vigilantes, por veículo, já incluído o condutor, todos especialmente habilitados e armados.

Nos casos de transporte de cargas ou valores de pequena monta, a critério do contratante, a guarnição poderá ser reduzida até a dois vigilantes por veículo.

Os Vigilantes empregados na atividade de escolta armada, deverão possuir conhecimentos, técnicas, habilidades, qualidades e atitudes que os capacitem para o exercício da atividade de escolta armada, que possibilitem a adoção de medidas preventivas e repressivas quando necessárias.

Tendo em vista as características da atividade da escolta armada, é prudente que todos os  vigilantes da escolta aramada possuam CNH, que  os possibilitem a condução do veículo da escolta em casos de emergência.

No exercício da atividade de escolta armada, é vedado uso de armas, munições ou colete a prova de bala que não sejam da empresa de escolta armada contratada para a atividade de escolta.

O objetivo principal da Escolta armada  é o de proteger cargas transportadas, através de segurança armada e ostensiva, embarcada em veículos caracterizados, contra possíveis ações criminosas.

A Atividade de Escolta Armada é uma das mais importantes atividades exercidas pela  Segurança Privada do Brasil.

A Escolta Armada tem como um de seus objetivos contribuir para a diminuição dos Crimes de Roubos de Cargas nas Rodovias Brasileiras, funcionando como atividade complementar a de Segurança Pública,

Pois é praticamente impossível que as Forças Policias sozinhas, consigam promover a Segurança adequada ao grande volume de cargas que transitam pelas Rodovias Federais e Estaduais do território Brasileiro.

Os principais usuários do serviço de escolta armada   são os fabricantes de medicamentos, eletrodomésticos, produtos eletrônicos, gêneros alimentícios  e etc…

Estudos demonstram que  uso da  Escolta Armada , em conjunto a pratica da Gestão de Riscos podem reduzir o risco de roubo de carga em 95%.

Para ter um bom resultado, o serviço de escolta armada deve ser complementado com o uso de tecnologias de rastreamento por satélite, gerenciamento de risco e um plano de ação eficiente, além do apoio de uma equipe de retaguarda competente e adequada as necessidades da operação.

 

Contribua com o artigo deixando seu comentário logo abaixo, ele é muito importante para o “Nosso Blog”!

Curta e compartilhe as publicações com seus colegas pelas redes sociais, assim estará colaborando para o fortalecimento e reconhecimento da importância da área de segurança.

Navegue em “Nosso Blog” e descubra outros artigos interessantes e úteis para o seu aprimoramento.

Obrigado pela visita e sucesso na sua carreira profissional!

José Sérgio Marcondes – Autor Artigo

Sobre José Sérgio Marcondes

Especialista em Segurança Privada - CES Consultor em Segurança Privada

Veja Também

Quais São As Possibilidades de Cursos Na Área Da Segurança Privada?

Cursos na Área da Segurança PrivadaÍndiceCursos na Área da Segurança PrivadaSeguimentos da Segurança Privada Vigilância ...

1 Comentário

  1. Boa tarde
    Sim gostei muito do artigo
    Mas nem sempre as empresas corresponde as normas dá Policia federal

Deixe um comentário...

Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.