Diferença entre Chefe e Líder? Principais Características e Atitudes.

Diferença entre Chefe e Líder? Principais Características e Atitudes.

A diferença entre Chefe e Líder é evidenciada pelo comportamento e atitudes do indivíduo envolvido, o Chefe normalmente, tem a tendência de comandar pessoas, impor ordens e ser autoritário nas suas posições, já o Líder, procura obter o melhor de cada um, motivando-os, valorizando suas habilidades individuais e, respeitando suas dificuldades e limitações, trabalhando junto para ajudá-los a superá-las.

Embora chefe e líder sejam muitas vezes tratados como sinônimos, a liderança não pode ser confundida com chefia, porque carregam significados bastante distintos, daí a importância de esclarecer a diferença entre Chefe e Líder.

O que é o Chefe?

Chefe é aquele que deve interpretar, defender e realizar uma tarefa, à frente de um grupo, o chefe tem o direito formal e legal do papel de proeminente (destaque) na condução do seu grupo.

O exercício da chefia é uma prerrogativa de um cargo, muitas vezes independe da capacidade de seu detentor, visto que o direito de comandar é um mandato recebido legalmente.

Em resumo, chefiar “é simplesmente, fazer um grupo funcionar para que sejam atingidos determinados objetivos.

É aquele que tem a tarefa de fazer funcionar o pessoal, ou de tomar deliberações e incorporá-los em ordens e instruções gerais específicas.

Chefiar é assumir a responsabilidade pelo resultado final da atividade de várias pessoas que operam em conjunto.

Quais as características de um chefe?

A diferença entre Chefe e Líder é evidenciado pelo comportamento e atitudes do chefe em relação ao líder:

Um chefe normalmente tem a tendência de comandar pessoas, impor ordens e ser autoritário nas suas posições., muitas das veze, é conhecido por ser centralizador e pensar apenas nos resultados e lucros da organização.

Boa parte dos chefes são temidos e não respeitados. Seus subordinados, geralmente, não se sentem abertos a relatar problemas e, muito menos, a pedir conselhos, quando têm dúvidas ou problemas.

O chefe enxerga seus colaboradores como subordinados, que devem seguir suas ordens da maneira que ele acha mais eficaz.

O chefe não pratica a Motivação ou Incentivo, acha que a realização do trabalho excelente é obrigação do subordinado e, quando isso não acontece, deve ser praticado algum medida de cunho punitivo.

Normalmente, o chefe culpa sua equipe de trabalho quando algo dá errado, e se vangloria, quando um objetivo é alcançado.

O que é o Chefe?

O chefe tem a tendência de impor ordens e ser autoritário nas suas posições, muitas das veze, é conhecido por ser centralizador e pensar apenas nos resultados e lucros para organização.

O que é o Líder?

A palavra líder veio do antigo germânico lad, “caminho”. Um ladan, ou “líder”, era “aquele que mostrava o caminho”.

Era o guia, que conduzia caminhantes de um povoado a outro. Sua principal responsabilidade, durante a caminhada, era “cuidar de todos e de cada um”.

Liderança é o processo pelo qual se motiva e ajuda a trabalhar os outros, com entusiasmo para atingir seus  objetivos.

Quais as características de um líder?

A diferença entre Chefe e Líder é evidenciado pelo comportamento e atitudes do líder em relação ao chefe:

É conhecido por defender, valorizar e incentivar o Trabalho em Equipe.

O líder busca, não só resultados, mas também, o respeito da equipe, e a melhor maneira para a equipe e ele conseguirem alcançar os objetivos estabelecidos. Não pensa no poder como algo centralizado e, sim uma responsabilidade que deve ser dividida.

O líder não tem subordinados e sim colaboradores e parceiros, uma equipe de trabalho. Ele ouve as pessoas ao seu redor e está sempre disposto a ajudar e compartilhar idéias e informações.

O líder procura obter o melhor de cada um, valorizando suas habilidades individuais e, respeitando suas dificuldades e limitações, trabalhando junto para ajudá-lo a superá-las.

O líder se responsabiliza junto com sua equipe pelos fracassos e erros, e divide a glória pelos acertos e vitórias.

O que é o Líder?

O líder não tem subordinados e sim colaboradores e parceiros. Ele ouve as pessoas ao seu redor e está sempre disposto a ajudar nas tarefas e compartilhar idéias e informações.

Diferenças entre Chefe e Líder?

Conforme é possível observar nas descrições acima, a diferença entre Chefe e Líder é evidenciada pelo comportamento e atitudes de ambos no exercício de suas funções.

Quando abordamos a figura do chefe, como sendo aquele que deve interpretar, defender e realizar uma tarefa, à frente de um grupo, devemos entender sobre a “autoridade” daquele que é o portador do direito de exercer um papel proeminente (de destaque) na condução da sua equipe.

Contudo, se o exercício da função de chefe, coloca um um indivíduo em posição de destaque, tal honra deve ser acompanhada pelo ônus da responsabilidade, o que exige da autoridade um nível de compreensão quanto aos seus direitos e deveres.

O exercício da chefia é uma prerrogativa de um cargo, muitas vezes independe da capacidade de seu detentor, visto que o direito de comandar é um mandato recebido legalmente.

CHEFE: Tem a visão de que:LÍDER: Tem a visão de que:
Administra recursos humanosLidera pessoas
Tem todo o poderTem competências
Conflitos são aborrecimentosConflitos são lições
Crises são riscosCrises são oportunidades
Pessoas trabalham por dinheiroPessoas também trabalham por dinheiro
Tem subordinadosTem parceiros
MandaOrienta
AmedrontaEntusiasma
Diz: Vá!Diz: Vamos!
Baseia-se no poderBaseia-se na cooperação
Procura culpadoAssume responsabilidade
Faz mistérioComunica
FinalizaAcompanha
Promete e não cumpreNunca promete o que não pode cumprir
Diferenças entre Chefe e Líder?

A diferença entre Chefe e Líder é evidenciada pelo comportamento e atitudes de ambos no exercício de suas funções.

Relação de poder e autoridade

Diferença entre Chefe e Líder é evidenciada também pela relação de poder e autoridade que cada um exerce.

Poder e Autoridade segundo Max Weber:

PODER: “É a faculdade de forçar ou coagir alguém a fazer sua vontade, por causa de sua posição ou força, mesmo que a pessoa preferisse não o fazer”.

AUTORIDADE: “É a habilidade de levar as pessoas a fazerem de boa vontade o que você quer por causa de sua influência pessoal”.

Em resumo:

Chefiar “é simplesmente, fazer um grupo funcionar para que sejam atingidos determinados objetivos.

Enquanto, que liderar, é mais do que isso, é a habilidade de exercer influência e ser influenciado pela equipe, através de um processo de relações interpessoais adequadas para a consecução de um ou mais objetivos comuns a todos os participantes da equipe”

Relação de poder e autoridade entre Chefe e Líder

“A um Chefe você obedece. Um Líder você segue, procura e admira.” Mario Sergio Cortella

Conclusão

Como vimos, a palavra liderança não é o sinônimo da palavra chefia.

Ao falarmos de chefe é comum lembrarmos-nos de um cargo de autoridade com responsabilidades técnicas que dita regras de conduta e controla tudo e todos.

Ao contrário disso, o líder, que não necessariamente precisa estar níveis acima dos seus colaboradores, é aquele que delega responsabilidade, orienta, motiva, corrige e estimular a equipe.

Para que um chefe tenha sucesso é necessário que ele pratique a liderança no exercício das suas atribuições, principalmente quando ela envolver outras pessoas.

Todas as competências necessárias para o bom desempenho da liderança não precisam ser necessariamente “de berço”, elas podem ser adquiridas e aprimoradas.

Para aprimorar as técnicas de um líder é essencial que ele entenda a necessidade desse aprimoramento e que ele esteja disposto a buscar outras forma de exercer sua função por meio de: leituras de qualidade, palestras e cursos específicos.

Referencia Bibliográfica

CHIAVENATO, Idelberto , Introdução à Teoria Geral da Administração. 4ª Edição, SP, MAKRON BOOKS.1993.
FARIA, Albino Nogueira de, Chefia e Liderança . RJ, LTC, 1982.

HUNTER, James. O monge e o Executivo, 3ª ed., SP, Sextante, 2004

PRINCÍPIOS DE CHEFIA, Manual de campanha básico do Ministério do Exército. RJ, 1ª edição, 1953.

BACELLOS, Drª Fernanda, A Psicologia Aplicada à Administração de Empresas. – Ediouro 1984

Cadastre-se gratuitamente e receba notificações sobre novas publicações. Junte-se aos mais de 10.000 inscritos.

Site Seguro e 100% livre de spam.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário...

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

2 Comentários

  1. Anderson de Almeida Sales disse:

    otimo Artigo vou compartilhar com meu subordinados