Diferença entre Planejamento da Segurança e Projeto de Segurança

Diferença entre Planejamento da Segurança e Projeto de SegurançaVocê saberia me dizer qual a diferença entre planejamento da segurança e projeto de segurança? Neste artigo pretendo conceituar os dois temos, a fim de identificar suas respectivas particularidades de modo que se perceba suas diferenças  de conceituação e aplicabilidade no que se refere a segurança privada.

[ads1]

Alguns profissionais de segurança privada muitas das vezes utilizam os termos projeto de segurança e planejamento de segurança como sinônimo, apesar de estarem diretamente relacionados um ao outro, necessariamente não são exatamente a mesma coisa, cada um tem seu significado e aplicação.

Qual a Diferença entre Planejamento da Segurança e Projeto de segurança?

O planejamento é um processo oriundo da função da administração de planejar, que significa: especificar os objetivos a serem atingidos e decidir antecipadamente as ações apropriadas que devem ser executadas para atingir esses objetivos.

O ato de planejar é um processo de reflexão, de tomada de decisão sobre a ação; processo de previsão de necessidades e racionalização de emprego de meios materiais, tecnológicos, administrativos e humanos disponíveis, visando à concretização de objetivos estabelecidos, em prazos determinados e etapas definidas, a partir dos resultados das avaliações de riscos.

Planejamento da Segurança – Atividade administrativa com objetivo de formalizar e documentar a estruturação e funcionamento administrativo e operacional da segurança de uma organização, através da análise dos cenários internos e externos, da identificação dos bens a serem protegidos e riscos existentes, e da implantação de medidas controle e rotinas de trabalho a fim de garantir a segurança da organização e de seus bens.

O Planejamento é um processo contínuo e dinâmico que consiste em um conjunto de ações intencionais, integradas, coordenadas e orientadas para tornar realidade um objetivo futuro, de forma a possibilitar a tomada de decisões antecipadamente.

Conforme Maximiano (2002, p.26),Segundo Xavier, (2005, p.5), e de acordo com a norma ISO 10.006 (diretrizes de qualidade de gerenciamento de projetos), um projeto é: Um processo único, consistindo de um grupo de atividades coordenadas e controladas com datas para início e término, empreendido para alcance de um objetivo conforme requisitos específicos, incluindo limitações de tempo, custo e recursos.

Um projeto surge em resposta a um problema e/ou uma necessidade identificada. Elaborar um projeto é, antes de qualquer coisa, contribuir para a solução de problemas, transformando ideias em ações planejadas e executadas de acordo com requisitos e tempo definidos.

Projeto de Segurança: atividade ou serviço a ser executado dentro de um período de tempo predefinido, de acordo com requisitos preestabelecidos e com objetivo de atender a uma necessidade de segurança identifica.

Hierarquicamente, o que vem primeiro é o planejamento da segurança, que consiste resumidamente no processo de identificação dos riscos e elaboração das medias de controle. O projeto de segurança, é utilizado na etapa de implantação das medidas de segurança indicadas no processo de planejamento da segurança.

Por exemplo, no planejamento da segurança patrimonial de uma organização, ficou estabelecido a necessidade de instalação de  um Sistema Eletrônico de Controle de Acesso na organização, após a identificação dessa necessidade, se elabora um projeto de segurança para instalação do referido controle de acesso na organização, seguindo os requisitos definidos no planejamento.

Na elaboração do projeto de segurança, será evidenciado as etapas necessárias para implantação do controle de acesso e os custos decorrentes desse processo, assim como detalhamento técnico e estabelecimento de responsabilidade e prazos para implantação.

A diferença entre planejamento da segurança e projeto de segurança, pode ser evidenciada no seguinte termo: O planejamento da segurança identifica a necessidade da implantação de um determinado recurso de segurança e como ele será utilizado, e o projeto de segurança específica as etapas de implantação, as característica técnicas,os custos e prazos de implantação.

O Projeto de Segurança, quando bem elaborado, poderá ser uma excelente ferramenta a ser utilizado pelo gestor da segurança para propor e  justificar necessidades e viabilidades de melhorias e investimento na segurança da organização.

Um Projeto de segurança  é uma atividade que se caracteriza por ser evento temporário (ter data para começar e terminar)  e ter um objetivo único e bem definido. Um  projeto não se confunde com tarefas rotineiras e normais da organização.

Conclusão

Em termo de importância, tanto o planejamento como o projeto de segurança tem sua relevância. Cada um dentro da sua aplicabilidade contribui de forma significativamente para a melhoria contínua do processo de gestão da segurança.

Espero ter esclarecido as dúvidas sobre a diferença entre planejamento da segurança e projeto de segurança e que isso contribua para o melhor entendimento das ferramentas disponíveis para o exercício da gestão da segurança privada.

 

Contribua com o artigo deixando seu comentário logo abaixo, ele é muito importante para o “Nosso Blog”!

Curta e compartilhe as publicações com seus colegas pelas redes sociais, assim estará colaborando para o fortalecimento e reconhecimento da importância da área de segurança.

Navegue em “Nosso Blog” e descubra outros artigos interessantes e úteis para o seu aprimoramento.

Obrigado pela visita e sucesso na sua carreira profissional!

José Sérgio Marcondes – Autor Artigo

[ads2]

Cadastre-se gratuitamente e receba notificações sobre novas publicações. Junte-se aos mais de 10.000 inscritos.

Site Seguro e 100% livre de spam.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário...

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

8 Comentários

  1. Albary disse:

    De um aforma mais simplista uma etapa precede a outra, mas ambas de suma importância. O planejamento vai avaliar as necessidades de implantação de medidas preventivas ou corretivas, dentro de cada especificidade. O projeto vai detalhar de que forma isso será feito, determinando prazos, valores e materiais a serem aplicados, justificando a sua implantação baseando-se principalmente no risco de um determinado evento ocorrer e a sua importância na continuidade dos negócios.

    • José Sérgio Marcondes disse:

      Olá colega Albary!
      Obrigado pela sua contribuição! Com certeza ela além de elucidar irá facilitar o entendimento do artigo em questão.
      Forte abraço!

  2. Evandro da luz Amaral disse:

    Bela postagem meus sinceros parabéns com certeza sanou minha dúvida e de muitos outros que atuam na área da segurança privada e só temos que te agradecer por nos passar esse conhecimento para agregar e somar as nossas atividades diárias.Um abraço e mais uma vez meu muito obrigado.

    • José Sérgio Marcondes disse:

      Olá Evandro!
      Obrigado pelas suas palavras, fico muito feliz em poder contribuir para o seu aperfeiçoamento profissional.
      Um forte abraço e sucesso na sua carreira profissional!

  3. GLAUDSTON GONCALVES DA FONSECA disse:

    Planejamento= PDCA
    Projeto= SEGURANÇA FÍSICA, SEGURANÇA ELETRÔNICA, PROCEDIMENTO DE ROTINA, PROCEDIMENTO CONTIGÊNCIAL E GERENCIAMENTO DE PROCESSOS.

  4. André Anjos disse:

    Colega Marcondes,

    Seus artigos são muito assertivos e importantes para o segmento.