Consultoria Empresarial/Organizacional:| O Que é? Tipos, Definições e Conceitos
A Consultoria Empresarial/Organizacional é o ato de um cliente solicitar, pedir pareceres, opiniões, estudos, a um especialista para que este oriente sobre um determinado assunto. Pode-se dizer que a Consultoria Empresarial é uma prestação de serviço onde o profissional ajuda os outros com o seu conhecimento e experiencia.
O que é Consultoria Empresarial/Organizacional?
Pode-se dizer que a Consultoria Empresaria/Organizacional é uma troca onde o cliente fornece informações da empresa e
o consultor, após diagnosticar o problema , fornece orientações de como tratá-lo.
A Consultoria Empresarial/Organizacional é um processo interativo de um profissional, o qual assume a responsabilidade de auxiliar a Direção de uma organização nas tomadas de decisões, não tendo, porém, o controle direto da situação.
Para tanto, a Consultoria Empresarial deve ser um serviço independente, caracterizado pela imparcialidade do consultor em relação à organização.
Qual o Objetivo e Finalidade da Consultoria Empresarial?
Os objetivos da consultoria empresarial/organizacional dependem da necessidade da empresa, porém podemos citar alguns objetivos comuns.
- Obter e sistematizar informações;
- Resolver problemas específicos;
- Realizar um diagnóstico situacional da organização;
- Recomendar soluções baseadas no diagnóstico situacional;
- Colaborar para a implementação de soluções que requiram conhecimento específico;
- Facilitar a aprendizagem dos colaboradores em assunto especifico;
- Promover a melhoria continua da eficiência da empresa;
- Produzir ações eficientes que levem a empresa a se conduzirem de um modo diferente em relação a dificuldades, obstáculo, concorrência ou ameças;
- Auxiliar na identificação e tratamento de erros e falhas potenciais;
- Auxiliar os gestores na percepção de problemas e tomada de decisão.
Quais São as Características da Consultoria Empresarial?
Pode-se dizer que a consultoria empresarial é uma prestação de serviço onde o profissional da área, ou seja, o consultor, ajuda a organização a sanar erros, falhas, ameaças, e a identificar oportunidades, a partir de seu conhecimento e experiência.
A consultoria organizacional é um serviço de aconselhamento, onde os consultores não são chamados para dirigir a organização, más sim, para orientar a direção na tomada de decisões.
Assim sendo, é um serviço que requer profissional com conhecimento e habilidades relevantes na área de atuação.
A consultoria não é um serviço de fornecimento de soluções milagrosas para os problemas da organização, é apenas uma ferramente de auxílio para tomada de decisão, que quando bem utilizada gera excelentes resultados.
Quais são os tipos de Consultoria Empresarial?
A Consultoria Empresarial pode ser dividia em consultoria interna e consultoria externa, de acordo com a origem do consultor.
A primeira, consultoria interna, é aquela executada por um profissional que faz parte do quadro de colaboradores da própria organização.
A segunda, consultoria externa, é executada por profissionais que estão fora do ambiente da organização empresarial. Geralmente, pertencente a uma empresa de consultoria.
Cabe ressaltar que a diferença fundamental entre consultoria interna e consultoria externa é a existência de vincula funcional dos consultores com a organização cliente.
A consultoria interna é mais utilizada em grandes organizações, para problemas que exijam conhecimento profundo das relações internas extremamente complexas, bem como dos procedimentos e fatores políticos que as permeiam.
O que faz a Consultoria Empresarial?
A Consultoria Empresarial/Organizacional é um serviço realizado por pessoas qualificadas na área em questão, para ajudar uma empresa identificar e tratar suas demandas/necessidades/oportunidades.
No âmbito organizacional, as consultorias exercem atividades importantes e geralmente são contratadas por alguns motivos pontuais.
A Consultoria Empresarial analisa o desempenho da empresa e apresenta sugestões para melhorar a sua performance .
Consultoria Empresarial é um serviço especializado prestado as organizações que necessitem de soluções face suas necessidades ou aspirações especificas.
O serviço de consultoria empresarial deve atender ao que o cliente necessita e não ao que a consultoria quer entregar.
A área de atuação de uma consultoria empresarial são bastante amplas numa empresa, por exemplo:
- Consultoria em Estratégia Empresarial;
- Consultoria em Desenvolvimento e Gestão de Produção;
Consultoria em Gestão da Qualidade; - Consultoria em Recursos Humanos;
Consultoria em Vendas e Marketing; - Consultoria em Segurança, Saúde e Meio Ambiente;
- Consultoria em Segurança Patrimonial; e
- Etc.
Atribuições do Consultor Empresarial/Organizacional
Consultor Empresarial, é o profissional que realizar atendimento aos clientes nos projetos de consultoria empresarial.
Podemos chamar o Consultor Empresarial, como o profissional responsável pela execução do processo de consultoria empresarial.
Consultor é a pessoa que tem certa influência sobre um indivíduo, um grupo ou uma organização, mas não tem poder direto para efetuar mudanças ou implementar programas.
O consultor precisa ter um alto poder de convencimento para fazer com que o cliente siga corretamente as suas orientações.
É consenso entre os mais diversos autores, que o principal papel do consultor é introduzir mudanças na organização, ou pelo menos criar condições necessárias para que isto ocorra.
Entende-se que na consultoria as pessoas acabam sendo influenciadas, pois o profissional tem que convencer o cliente que a sua ideia é o melhor para a organização.
Assim sendo, o consultor deve, necessariamente, ser um agente de mudança.
➡ Deixe seu comentário logo abaixo, de sua opinião e contribua com o artigo.
➡ Se gostou, curta e compartilhe as publicações com seus colegas pelas redes sociais.
As atitudes acima (comentar, curtir e compartilhar) nos ajudam a manter o Blog e a continuar as publicações de artigos de forma gratuita para todos. 😆
Forte abraço e sucesso na sua vida e carreira profissional!
José Sérgio Marcondes – Autor Artigo
Referencias Bibliográficas
OLIVEIRA, Dijalma de Pinho Rebolsas de, Manual de Consultoria Empresarial: Conceitos, Metodologia, Práticas – 4° Ed. – São Paulo: Atlas – 2003.
BLOCK, Peter, Consultoria Infalível – Um Guia Prático, Inspirador e Estratégico, 2013 – São Paulo – M.Books do Brasil Editora Ltda. – Ed. 03.
"? Fique por Dentro! Junte-se ao Nosso Grupo de WhatsApp!
Quer ser o primeiro a receber todas as atualizações do nosso blog? Então, não perca tempo! Junte-se ao nosso Grupo de WhatsApp agora mesmo e esteja sempre atualizado(a) com as últimas postagens.
Sobre o Autor
4 Comentários
Olá Jonatas Rodrigues !
Meu muito obrigado pelo seu comentário. Se feedback é muito importante para mim.
Forte abraço e sucesso.
Meus parabéns, excelente matéria,adorei muito o artigo,pretendo ler as artigo,que Deus abençoe grandemente
Olá Lúcia!
Obrigado pelo seu comentário!
Forte abraço e sucesso na sua carreira.
Obrigada por compartilhar seus conhecimentos. Temos a mesma paixão: A Gestão de Pessoas.