Home / Conceitos Segurança Privada / Procedimentos e Medidas de Emergência para o Condomínio

Procedimentos e Medidas de Emergência para o Condomínio

Procedimentos e Medidas de Emergência para o Condomínio ResidencialPor melhor que seja a segurança do condomínio, existem situações em que se torna necessário a existência de Procedimentos e Medidas de Emergência para o Condomínio Residencial.

Por melhor que seja o sistema de segurança implementado sempre haverá a possibilidade de algo indesejável ocorrer.

Ciente desta possibilidade, o gestor da segurança deve desenvolver e implementar um plano de emergência para a segurança do condomínio.

O referido plano deve se basear nas ameças e riscos identificados e tratados no plano de segurança do condomínio.

O plano de emergência deve prever  Procedimentos e Medidas de Emergência para o Condomínio Residencial a fim de se evitar atitudes arriscadas e atos impensados nos casos de emergência.

O plano de emergência deve conter procedimentos e medidas de emergência para condomínio residencial, a fim de disciplinar e organizar as ações em casos de emergência.

Os procedimentos e medidas de emergência para condomínio residencial devem prever ações a serem adotadas em casos de ocorrências indesejáveis de caráter criminoso ou acidental.

O plano de emergência deve conter recomendações de segurança no que se refere  a ações durante e pós ocorrência.

A ausência de um plano de emergência poderá agravar as consequências de uma ocorrência criminal ou acidental. 

Procedimentos e Medidas de Emergência para o Condomínio Residencial

De forma preventiva os moradores e funcionários devem estar atentos as  situações de riscos e colaborarem para que não ocorram.

Porém, devem estar preparados para enfrentar fatores adversos que venham atingir o condomínio, sendo os mais comuns a tentativa de invasão para fins de roubo ou furto.

Nestes casos sugiro as recomendações a seguir:

  • Mantenha todas as portas e/ou portões fechados, mesmo que um indivíduo estranho force sua entrada por estes meios;
  • Acione a Polícia Militar, através do telefone de emergência (190), passando todos os dados e informações corretos;
  • Acione o alarme sonoro ou o botão de pânico, se for o caso;
  • Evite sair da residência  a fim de não se tornarem vítimas dos assaltantes;
  • Crie uma senha de emergência onde uma frase pode ser definida como indicativa de perigo, que seria dita ao segurança quando o morador for entrar no condomínio acompanhado de um ladrão, sendo que o funcionário tomaria as providências cabíveis para o caso;
  • Quando for surpreendido por assaltantes, procure manter a calma e tente acalmá-los, não reaja, não os encare de maneira afrontosa nem discuta com eles;
  • Com a chegada da Polícia, facilite sua ação fornecendo subsídios concretos para sua atuação.

Em caso de roubo

  • Não reaja em hipótese alguma, e procure manter-se o mais calmo possível;
  • Procure ganhar tempo, sem que o bandido perceba que você está fazendo isso;
  • Também com muito cuidado e de forma dissimulada, observe tudo que se passa à sua volta, captando o maior número de informações possíveis.
  • Procure observar, discretamente, as características físicas e trajes dos assaltantes; o que eles falaram; os objetos roubados; o número e o tipo de armas que eles portavam; se chegaram motorizados; se houve sequestro, preste atenção na direção que os bandidos tomaram na fuga.
  • Fique atento a tudo que se passar.

Após um roubo

  •  Providencie socorro para as vítimas se houver;
  • Chame a polícia;
  • Preserve o local de crime. Não mexa em nada até que a Polícia libere o local;
  • Pense em possíveis testemunhas;
  • Com a chegada da polícia, contribua para a eficiência do trabalho policial, respondendo a todas as perguntas de forma clara e objetiva, e informando tudo que possa auxiliar os policiais.

Conclusão

Procedimentos e Medidas de Emergência para o Condomínio Residencial são indispensáveis para para as mais diversas situações. E devem sempre visar em primeira plano a integridade da vida humana.

O plano de emergência visa disciplinar a forma de atuação nos  casos de emergência, de forma a administrar o impacto decorrente da concretização do risco.

 

Contribua com o artigo deixando seu comentário logo abaixo, ele é muito importante para o “Nosso Blog”!

Curta e compartilhe as publicações com seus colegas pelas redes sociais, assim estará colaborando para o fortalecimento e reconhecimento da importância da área de segurança.

Navegue em “Nosso Blog” e descubra outros artigos interessantes e úteis para o seu aprimoramento.

Obrigado pela visita e sucesso na sua carreira profissional!

José Sérgio Marcondes – Autor Artigo

 

Sobre José Sérgio Marcondes

Especialista em Segurança Privada - CES Consultor em Segurança Privada

Veja Também

Segurança Hoteleira ou Segurança na Hotelaria, Conceitos e Definições

Conceito Segurança Hoteleira  Índice1 Conceito Segurança Hoteleira  2 Importância da Segurança Hoteleira3 Organização da Segurança Hoteleira3.1 A. Segurança ...

2 Comentários

  1. Sr José S Marcondes ! Obrigado pela matéria, muito proveitosa, tudo que se refere a segurança em condomínios em especial os residenciais é de grande interesse e agrado meu, são os locais onde ou moramos ou trabalhamos, necessitam de atenção redobrada, creio que discriminar diversos itens de forma direta sobre as possibilidades de ocorrências e suas medidas à serem tomadas seria um plus a mais dentro do assunto.

    Ex: Elevador apresentou falha e pessoa ficou lá presa.

    Ideal que isso já seja previsto no manual de segurança, porém discorrer do que de fato fazer enquanto o socorro não chega é de suma importância lembrando que o tempo que isso pode demorar, tanto põe a vida da pessoa em risco como expõe a imagem da segurança do empreendimento, etc. Falamos aqui de um exemplo e tantos outros que sabemos existir, peculiaridades sobre cada um são de importância sua divulgação.

    Abraço

    Souza

    • José Sérgio Marcondes

      Olá Souza!

      Obrigado pelo seu comentário.

      Com certeza seu comentário é pertinente.
      Podemos ter um manual de emergência geral e procedimentos de emergências específico afixados em locais de fácil visualização, com os procedimentos para os casos de uma ocorrência naquele local ou equipamento.

      Forte abraço e sucesso na carreira!

Deixe um comentário...

Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.