Indicadores de Desempenho para Segurança Patrimonial
O que são Indicadores de Desempenho para Segurança Patrimonial?
Os indicadores de desempenho para segurança patrimonial são definidos como um valor quantitativo a ser atingido ao longo de um período pré-determinado pela segurança, que permite obter informações sobre características, atributos e resultados dos processos da segurança patrimonial ao longo do tempo.
Os indicadores de desempenho para segurança patrimonial são medidas que mostram a comparação do que foi realizado pelos processos da segurança patrimonial em relação a expectativa ou objetivo estabelecidos.
As informações sobre o desempenho são obtidas pela comparação de histórico (temporal, cíclico etc), por padrão (orçamento, meta, etc) ou por amplitude (setor, pais, região etc).
Os indicadores de desempenho para segurança patrimonial medem a diferença entre a situação desejada (meta) e a situação atual (resultado).
[ads1]
Os indicadores de desempenho para segurança patrimonial são instrumentos de gestão da segurança patrimonial essenciais para medir os resultados da segurança patrimonial.
Com eles é possível que o gestor da segurança patrimonial acompanhe se os objetivos e metas traçados para a segurança patrimonial estão sendo alcançados e qual a porcentagem de melhoria ou piora em relação a indicadores preestabelecidos.
Atributos dos indicadores de desempenho
- Informar as necessidades e expectativas dos clientes da segurança patrimonial;
- Proporcionar uma análise crítica dos resultados obtidos pela segurança patrimonial;
- Contribuir para o processo de tomada de decisão na segurança patrimonial;
- Melhorar continuamente os processos da segurança patrimonial;
- Permitir a análise de desempenho da segurança patrimonial;
- Justificar investimentos; e
- Informar contribuição positivas da segurança.
Tipos de Indicadores de desempenho
A. INDICADORES DE EFICÁCIA NA SEGURANÇA PATRIMONIAL:
Medem se a quantidade de serviços, atividades ou resultados desses, foram atingidos de acordo com o esperado. Visa medir o desempenho dos processos da segurança patrimonial.
Exemplos de Indicadores:
- Nº de rondas executadas / Nº de rondas planejadas;
- Nº horas postos de serviço ocupados / Nº horas postos de serviço ocupados planejadas;
- Nº de não conformidades detectadas/Nº horas rondas executada;
- Nº de não conformidades saída materiais / Nº de não conformidades saída materiais mês anterior;
- Nº de portas e janelas encontrados abertas / Nº de portas e janelas encontrados abertas mês anterior;
- Nº de luzes encontradas acesas / Nº de luzes encontradas acesas mês anterior;
- Nº de maquinas encontradas ligados / Nº de maquinas encontradas ligados mês anterior;
- Nº de ocorrências detectadas ou informadas / Nº de ocorrências detectadas ou informadas mês anterior.
B. INDICADORES EFICIÊNCIA NA SEGURANÇA PATRIMONIAL:
Medem se a quantidade e a forma de emprego dos recursos disponibilizados para segurança estão de acordo com esperado.
Tratam da utilização dos recursos disponíveis para a geração de serviços e execução de atividades.
Exemplos de Indicadores:
- Rotatividade de pessoal / Rotatividade de pessoal ano anterior
- Absenteísmo / Absenteísmo mês anterior
- Hora extra / Hora extra mês anterior
- Combustível gastos / Combustível gastos mês anterior;
- Troca de pneus veículos / Troca de pneus veículos ano anterior
- Gastos manutenção veículos / Gastos manutenção veículos semestre anterior
- Investimento em treinamentos / Investimento em treinamentos ano anterior
- Gastos com uniforme / Gastos com uniforme ano anterior
- Gastos com equipamentos / Gastos com equipamentos ano anterior
- Gastos materiais adm / Gastos materiais adm trimestre anterior
- Investimentos segurança / Investimentos segurança ano anterior
- Orçamentário gasto / Orçamentário previsto
C. INDICADORES DE EXCELÊNCIA NA SEGURANÇA PATRIMONIAL:
Medem se os padrões de qualidade dos serviços ou atividades estão de acordo com as expectativas e/ou padrões estabelecidos pelos clientes internos e externos.
Também conhecidos como indicadores da satisfação dos clientes, medem como o serviço é visto pelo cliente e a capacidade do processo em atender aos requisitos dos clientes.
Devem ser baseados em pesquisas de opinião dos clientes, através de questionário satisfação do cliente.
- Resposta dos clientes / quantidade de clientes avaliados
D. INDICADORES DE EFETIVIDADE NA SEGURANÇA PATRIMONIAL:
Medem os impactos causados na organização pelos serviços e atividades executados pela segurança patrimonial da organização.
Exemplos de Indicadores:
- Nº de furtos / Nº de furtos ano anterior;
- Nº de roubos / Nº de roubos ano anterior;
- Nº de incidentes de segurança / Nº de incidentes de segurança ano anterior;
- Nº de reclamações clientes / Nº de reclamações clientes ano anterior.
Os indicadores de desempenho são uma ferramenta importante para o gestor da segurança patrimonial justificar investimentos e mostrar a produtividade da segurança patrimonial.
Não se gerencia o que não se mede, não se mede o que não se define, não se define o que não se entende, não há sucesso no que não se gerencia – Willian E. Deming
Contribua com o artigo deixando seu comentário logo abaixo, ele é muito importante para o “Nosso Blog”!
Curta e compartilhe as publicações com seus colegas pelas redes sociais, assim estará colaborando para o fortalecimento e reconhecimento da importância da área de segurança.
Navegue em “Nosso Blog” e descubra outros artigos interessantes e úteis para o seu aprimoramento.
Obrigado pela visita e sucesso na sua carreira profissional!
José Sérgio Marcondes – Autor Artigo
[ads2]
"? Fique por Dentro! Junte-se ao Nosso Grupo de WhatsApp!
Quer ser o primeiro a receber todas as atualizações do nosso blog? Então, não perca tempo! Junte-se ao nosso Grupo de WhatsApp agora mesmo e esteja sempre atualizado(a) com as últimas postagens.
Sobre o Autor
27 Comentários
Olá Lucio Freitas!
Fico muito feliz em saber que gostou do Blog e que considera os artigos importantes para área da segurança privada. São depoimentos como o teu que me motivam a prosseguir nesta Missão.
Obrigado pelo seu comentário.
Forte abraço e sucesso!
Excelente Blog…
Continuem, identifiquei vários aspectos que contribuem para a excelência do profissional de segurança.
Mais uma vez, parabéns…
Olá Uemerson!
Obrigado pelo comentário nobre colega.
Forte abraço e sucesso.
como sempre ótimos conteúdos, parabéns
Olá Carlos Lima!
Estou na fase de finalização e logo estará a disposição.
Forte abraço e sucesso.
Fala José, tudo bom? O software ficou pronto? Grato
Olá Gilberto Abreu!
Fico muito feliz em saber que o artigo foi útil pra você.
Forte abraço e sucesso.
Obg pelo “Norte”. Exatamente o que estava procurando.
Olá Carlos!
Estamos na fase final, deve ficar pronto no primeiro trimestre de 2021
Forte abraço e sucesso.
Boa tarde Jose, tudo bom? O software esta pronto? Tenho interesse.
Estamos trabalhando no desenvolvimento de um software para a gestão de indicadores para segurança privada. Assim que tiver pronto entramos em contato.
Forte abraço e sucesso.
Caríssimos,
Gostaria adquirir o software para indicadores de desempenho da segurança patrimonial. Tenho uma empresa de consultoria em segurança patrimonial e pretendo fazer uma parceria para melhorar o nivel de trabalho para os meus clientes cá em Angola.
Olá Vicente Oliveira!
Obrigado pelo seu comentário.
Forte abraço e sucesso.
Parabéns pelo excelente artigo, Marcondes. Uma das maiores dificuldades que os Gestores de Segurança enfrentam é a questão do estabelecimento de metas e a mensuração dos resultados, principalmente em empresa que não adotam essa política.
Olá JOSIVAL FERREIRA!
Obrigado pelo seu comentário e forte abraço e sucesso na sua carreira!
Parabéns pelo material e canal. Muito bom!
Olá Carlos Lima!
Obrigado elo comentário e forte abraço!
Olá Osvaldino!
Obrigado elo seu comentário, forte abraço!
Olá Osvaldino!
Obrigado pelo seu comentário!
Forte abraço e sucesso!
Oportuno o artigo. com certeza agregará a muitos.
Prezado José, parabéns pela publicação, muito boa!
Olá Luciano Rossini!
Estou desenvolvendo num programa de computador para essa finalidade.
Obrigado pelo seu Comentário.
Forte abraço e sucesso.
Excelente artigo. Onde consigo uma planilha com esses indicadores
Olá Tiago Evangelista!
Obrigado pela seu comentário.
Forte abraço e sucesso na sua carreira!
ótimo artigo Marcondes! abre uma serie de debates, como: o gerenciamento de expectativa entre cliente e contratado, como estão trabalhando os números gerados?, os números estão vindo de processos bem definidos? Trabalho com 4 grandes empresas e percebo que eles possuem grande dificuldade neste tema, tanto que em algumas oportunidades nós clientes que damos o “mapa” para a geração dos relatórios mensais.
Olá Ludgerio Govene!
Obrigado pelo comentário.
Forte abraço e sucesso na sua carreira!
Saudaçoes Sr: José Marcondes
Agradecer a informaçao depositada neste blog pois foi me bastante útil para resolver uma questão de indicador de desempenho para os guardas.
Obrigado