Home / Conceitos Segurança Privada / Empresas Especializadas em Segurança Privada

Empresas Especializadas em Segurança Privada

Empresas Especializadas em Segurança PrivadaEmpresas  Especializadas em Segurança Privada são pessoas jurídicas (empresas)  de direito privado autorizadas a exercer as atividades de segurança privada, nos seguimentos de: vigilância patrimonial, transporte de valores, escolta armada, segurança pessoal e cursos de formação.

Empresas  Especializadas em Segurança Privada

As empresas especializadas em segurança privada, são empresas legalmente constituídas e autorizadas a explorar as atividades de segurança privada com fins comerciais mediante contratos de prestação de serviços.

Por serem consideradas empresas especializadas, espera se dessas empresas, uma prestação de serviço de elevada qualidade técnica e estrutural, suportada por um quadro de profissionais capacitados e motivados para exercício das atividades contratadas.  

As atividades das Empresas Especializadas em Segurança Privada são regulamentas pela  PORTARIA Nº 3.233/2012-DG/DPF, DE 10 DE DEZEMBRO DE 2012, que  disciplina as atividades de segurança privada, armada ou desarmada, desenvolvidas pelas empresas especializadas e pelos profissionais que nelas atuam.

As atividades de segurança privada serão reguladas, autorizadas e fiscalizadas pelo Departamento de Polícia Federal – DPF e serão complementares às atividades de segurança pública nos termos da legislação específica.

Atividades da Segurança Privada

Vigilância Patrimonial: atividades de segurança privada  exercidas em eventos sociais e dentro de estabelecimentos, urbanos ou rurais, públicos ou privados, por vigilante capacitado e credenciado e com a finalidade de garantir a segurança física das pessoas e a integridade do patrimônio sob vigilância.

Transporte de Valores: atividade de transporte de numerário, bens ou valores, mediante a utilização de veículos, comuns ou especiais, realizados por vigilantes capacitados e credenciados, com a finalidade de impedir ações criminosas.

Escolta Armada: acompanhamento da movimentação e transporte de qualquer tipo de carga ou de valor, por  vigilantes capacitados, credenciados, a fim de garantir a segurança da carga contra acessos não autorizados e ações criminosas;

Segurança Pessoal: atividade de vigilância pessoal exercida com a finalidade de garantir a incolumidade física de pessoas, de forma a preservar a vida e a imagem das pessoas sob proteção.

curso de formação: atividade de formação, extensão e reciclagem de vigilantes:

CURSO DE FORMAÇÃO DE  VIGILANTE, CURSO DE EXTENSÃO EM TRANSPORTE DE VALORES, CURSO DE EXTENSÃO TRANSPORTE DE VALORES, CURSO DE EXTENSÃO EM SEGURANÇA PESSOAL PRIVADA, EXTENSÃO EM EQUIPAMENTOS NÃO LETAIS, CURSO DE EXTENSÃO EM SEGURANÇA PARA GRANDES EVENTOS.

Os profissionais autorizados a desenvolverem as atividades previstas para as empresas especializadas em segurança privada são os VIGILANTES. Profissional capacitado em curso de formação, empregado de empresa especializada, registrado no DPF, e responsável pela execução de atividades de segurança privada.

As atividades de vigilância patrimonial, de transporte de valores, de escolta armada e de segurança pessoal poderão ser executadas por uma mesma empresa especializadas, desde que devidamente autorizada em cada uma destas atividades.

A presença das empresas especializadas em segurança privada é comum nos mais diversos estabelecimentos privados ou públicos, onde prestam diversas atividades de acordo suas especializações: vigilância patrimonial, escolta armada de cargas, transporte de valores, segurança pessoal e segurança em grande eventos.

Existem muitas empresas atuando de forma ilegal na prestação de serviço de segurança privada no Brasil, através do Site da Polícia Federal , de posse do CNPJ da empresa, é possível consultar se uma determinado empresa especializada sem segurança privada esta autorizada pela Polícia Federal a exercer a atividade que se propõe.

Em se constatando que a empresa atua sem a devida autorização, deve se comunicar a Policia Federal o nome e endereço da empresa para que a Polícia Federal possa confirmar a irregularidade e tomar as medidas necessárias. 

 

Contribua com o artigo deixando seu comentário logo abaixo, ele é muito importante para o “Nosso Blog”!

Curta e compartilhe as publicações com seus colegas pelas redes sociais, assim estará colaborando para o fortalecimento e reconhecimento da importância da área de segurança.

Navegue em “Nosso Blog” e descubra outros artigos interessantes e úteis para o seu aprimoramento.

Obrigado pela visita e sucesso na sua carreira profissional!

José Sérgio Marcondes – Autor Artigo

Sobre José Sérgio Marcondes

Especialista em Segurança Privada - CES Consultor em Segurança Privada

Veja Também

Segurança Hoteleira ou Segurança na Hotelaria, Conceitos e Definições

Conceito Segurança Hoteleira  Índice1 Conceito Segurança Hoteleira  2 Importância da Segurança Hoteleira3 Organização da Segurança Hoteleira3.1 A. Segurança ...

Deixe um comentário...

Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.