Home / Post Recente / Bombeiros Voluntários – Corpos de Bombeiros Voluntários no Brasil

Bombeiros Voluntários – Corpos de Bombeiros Voluntários no Brasil

Bombeiros Voluntários - Corpos de Bombeiros Voluntários no BrasilO que são Bombeiros Voluntários?

Bombeiros Voluntários, são aqueles bombeiros que pertencem a uma organização Não Governamental (ONG) ou Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP), que presta serviços de atendimento a emergências  públicas.

Em resumo, o Bombeiro Voluntário surge de um grupo de pessoas em uma cidade ou região onde não existe serviço público para este tipo de atividade, criando assim uma associação para esse fim.

O serviço dos bombeiros voluntários, como todo serviço voluntário, tem sua existência legal assegurada no artigo 5º, incisos XVII e XVIII, da Constituição da República Federativa do Brasil e na Lei Federal nº 9.608 de 18.02.1998.

Corpo de Bombeiros Voluntários

O corpo de bombeiro voluntario é muito difundido até hoje em toda a Europa, em especial na Alemanha e Portugal e em outras partes do mundo como Japão.

O Japão possui centenas de bombeiros voluntários só na capital Tókio.

Nos Estados unidos apenas 9% dos bombeiros são contratados, o restante é voluntário.

No Chile, país onde foi registrado o maior tremor de terra do planeta, com 9,5 graus, 100% dos bombeiros são voluntários e mesmo assim o país tem cerca de 2,2 bombeiros para cada mil habitantes.

Em Portugal mais de 90% dos 30.000 bombeiros portugueses são voluntários.

Corpo de Bombeiros Voluntários no Brasil

No Brasil o serviço de bombeiros é exercido em grande maioria das vezes por meio de Corpos de Bombeiros Militares.

O primeiro estado brasileiro a ter um corpo de bombeiro voluntário foi Santa Catarina, na cidade de Joinville.

Desde de 1892, no sul do Brasil, na cidade de Joinville no estado de Santa Catarina, existe o Corpo de Bombeiros Voluntários, o primeiro da América do Sul.

Tal iniciativa se deve ao  fato da região ter muitos imigrantes europeus, que trouxeram essa tradição da Europa.

Atualmente no Estado de Santa Catarina existem centenas de Bombeiros Voluntários atendendo mais de 70 municípios.

São Paulo possuir a melhor legislação de prevenção de incêndios do país e seus bombeiros estão constantemente entre os melhores  do país, porém é um estado com poucas unidades de Bombeiro Civil  Voluntário.

Em São Paulo, podemos encontrar os Grupamentos de Bombeiros Civis Voluntários – GBCV, em alguns cidades como:

Várzea Paulista, Campo Limpo paulista, Baixa Mogiana e Alta Sorocabana.

Como funciona o corpo  de bombeiro voluntário?

A  criação do corpo de bombeiro voluntario é  fruta da união e cooperação entre associações de moradores, juntas do comercio local, indústrias, representantes da região e prefeitura local,  através de um projeto de voluntariado.

Após aprovação do projeto, a prefeitura cede local para as instalações e a junta comercial e demais entidades custeiam os custos da base e fornecem por meio de doações os equipamentos necessários.

A administração se dá através da diretoria da associação responsável, que costuma ter membros da sociedade civil organizada, prefeitura, empresas da região e outros organismos em seus conselhos os quais são previstos em seu estatuto social.

Dependendo da receita que a entidade tenha pode fornecer ajuda de custo a seus voluntários e até ter alguns contratados fixos principalmente na área administrativa.

A atuação destes profissionais consiste em resgate:

  • atendimento a emergência, salvamento e combate a incêndio.

São classificados como um serviço de utilidade pública, mesmo que geralmente mantidos por organizações não governamentais.

Formação do Bombeiro Voluntário

O Bombeiro  Voluntario tem formação por cursos ministrados por entidades contratadas ou apadrinhados por outros serviços voluntários mais antigos.

Com a edição da NBR 14608 da ABNT a grade e tempo de curso se assemelha as características do curso de formação de bombeiro profissional civil.

Como Fazer Parte do Bombeiro Voluntário

O interessado deve procurar em seu município, caso haja, o corpo de bombeiro Voluntario e se candidatar a uma vaga de serviço voluntário.

Normalmente, o  corpo de bombeiro Voluntario possui em seu estatuto de funcionamento as orientações e regras para fazer parte da corporação.

 

Contribua com o artigo deixando seu comentário logo abaixo, ele é muito importante para o “Nosso Blog”!

Curta e compartilhe as publicações com seus colegas pelas redes sociais.

Navegue em “Nosso Blog” e descubra outros artigos interessantes e úteis para o seu aprimoramento.

Obrigado pela visita e sucesso na sua carreira profissional!

José Sérgio Marcondes – Autor Artigo

Referencias Bibliográficas

BRASIL. (s.d.). LEI Nº 11.901, DE 12 DE JANEIRO DE 2009.Dispõe sobre a profissão de Bombeiro Civil e dá. Acesso em 05 de outubro de 2017, disponível em http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2009/lei/l11901.htm

Cruz, A. d. (2009). BOMBEIRO CIVIL NO BRASIL. Pará de Minas, MG: Editora Virtualbooks.
ABNT NBR 14608:2007, A. (2007). Bombeiro Profissional Civil.

Corpo de Bombeiros Voluntários de Joinville. (s.d.). Corpo de Bombeiros Voluntários de Joinville. Acesso em 0 de 10 de 2017, disponível em cbvj: http://www.cbvj.com.br/institucional/

Voluntersul . (s.d.). Voluntersul . Acesso em 10 de 10 de 2017, disponível em Corpo de Bombeiros Voluntários do Estado do Rio Grande do Sul : http://www.voluntersul.com.br/

Sobre José Sérgio Marcondes

Especialista em Segurança Privada - CES Consultor em Segurança Privada

3 Comentários

  1. Abinadabe Itamar dá Silva

    Bom dia !! José Sérgio, estou muito grato em está recebendo este conteúdo , estou estudando na área está sendo tiradas varia dúvida muito bom o conteúdo .

  2. obriogado pelo comentário todos promissores

Deixe um comentário...

Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.